Autora se inspira em documentário sobre doador de sêmen para "Sete Vidas"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

  • Estevam Avellar/TV Globo

    Lícia Manzo é a autora de "Sete Vidas"

    Lícia Manzo é a autora de "Sete Vidas"

"Sete Vidas", de Lícia Manzo, estreia nesta segunda-feira (9) às 18 horas na Globo. A novela conta a história de Miguel (Domingos Montagner), doador de sêmen que, devido a questões mal resolvidas do passado, não consegue se entregar a Lígia (Débora Bloch).

Para evitar um grande envolvimento com essa paixão, o navegador programa uma rota de fuga: uma viagem de um ano na Antártica. Durante a expedição, ele sofre um grave acidente e é dado como morto. Na ocasião, Lígia se descobre grávida de Miguel.

"A ideia do tema veio do documentário "Donor unknown", que relatava o encontro de mais de dez irmãos nos Estados Unidos, que fizeram contato por conta do número do doador. Daí eu vi que tinha uma novela nisso", contou Lícia Manzo ao UOL.

Através do número do doador, Júlia (Isabelle Drummond), gerada por meio de inseminação artificial, entra em contato com seu possível pai e seus prováveis seis meio-irmãos. Pela importância que Miguel teve em seu caminho, Lígia também resolve encontrar os irmãos do seu filho.

A autora de "Sete Vidas", que já entregou 50 capítulos da trama, garante que não se importa com spoilers que costumam vazar das novelas. Diferentemente de Aguinaldo Silva, autor de "Império" -- que mantém contato com o público pela internet e adiantou capítulos da novela em seu blog -- o telespectador não pode esperar o mesmo de Lícia, que não usa redes sociais.

"Não me incomoda muito [spoiler] porque acho que isso é uma coisa que acontece mesmo, faz parte do gênero e acho que ninguém vai deixar de ver. O importante é você ver no ar, ver como a cena viva foi executada. É tão frio você saber o que vai acontecer. Às vezes até é um atrativo a mais, pois o telespectador pensa: 'hoje ele vai beijar ela...", opina.

Lícia Manzo comemora a parceira com o diretor Jayme Monjardim e demonstra encantamento toda a vez que vê seu texto transformado em vídeo, com uma bela fotografia.

"Você escreve no papel uma ideia tímida e, se isso vai dar certo ou não, não dá muito para saber. É como sonhar algo numa palavra e ver aquela explosão em imagens, clima, na dicção dos atores", conta.

Regina Duarte está no elenco de "Sete Vidas" no papel da viúva gay Esther, mãe dos gêmeos Laila (Maria Eduarda Carvalho) e Luís (Thiago Rodrigues). A veterana atriz contou que pediu para estar numa novela de Lícia.

"É um honra, adoro o trabalho dela. É uma mulher sensível e inteligente, que comprou totalmente o case da novela, então é uma honra contar com ela", festeja a autora, que estranha pelo fato de muitas vezes o enfoque na personagem de Regina seja o fato de ela ser uma mulher lésbica.

"Eu lamento, acho um empobrecimento. Não costumo categorizar as pessoas, se elas são homossexuais ou não. A única categoria que me interessa é se as pessoas têm ética, isso que é bacana, se tem valores morais. Se ela é homossexual, chinesa, japonesa, negra, eu não penso nisso. Isso é tratado de maneira 100% natural na trama", opinia Lícia.

Um outro tema abordado na novela é o de mulheres maduras que adiaram a maternidade para se dedicarem à vida profissional. É o caso de Lígia, personagem de Débora Bloch, que se descobre grávida depois dos 40.

"Acho um tema muito interessante. Tenho várias amigas na casa dos 40 que não foram mães ainda. Tem a questão do relógio biológico, o mercado de trabalho", explica Lícia.

No elenco de "Sete Vidas" estão ainda Jayme Matarazzo, Angelo Antonio, Maria Eduarda Carvalho e Thiago Rodrigues, entre outros.

Com direção de Jayme Monjardim, parceiro de Lícia desde "A Vida da Gente" (2011),  "Sete Vidas" deve durar apenas quatro meses.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos