Bonner comenta polêmica sobre cor do vestido no "JN": "Azul e preto"

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Tv Globo

    William Bonner e Renata Vasconcellos no "Jornal Nacional"

    William Bonner e Renata Vasconcellos no "Jornal Nacional"

O assunto do dia, a cor do vestido, virou pauta do "Jornal Nacional" desta sexta-feira. Bem à vontade, William Bonner comentou sobre o assunto com Renata Vasconcellos.

"Ontem quando estava jantando a ração que tenho direito na minha dieta, surgiu esse assunto e eu disse que o vestido era azul e preto".

Renata Vasconcellos contou que o enxergou branco e dourado.

Reprodução/Wired
Cor do vestido gera polêmica na internet


"Você concordou com a minha mulher, que disse que era branco e dourado também. As duas estão precisando de um oftamologista", brincou o apresentador.

"Não existe certo e errado nessa situação", respondeu sorridente Renata.

A discussão virou um dos temas mais compartilhados nas redes sociais, em especial no Twitter, onde virou trending topic (um dos assunto mais comentados), depois que Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk, publicou a foto. Celebridades como Kim Kardashian, Kanye West Julianne Moore, Taylor Swift e Justin Bieber deram seus palpites.

O fenômeno é conhecido como "ilusão de luminosidade", um tipo de ilusão de ótica.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para esse vestido e você está tentando compensar o viés cromático do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista norte-americana de tecnologia "Wired".

O que isso significa exatamente? Significa que a iluminação do entorno faz a parte do cérebro responsável por formar a imagem entender uma determinada cor de jeitos diferentes.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos