"Eleições no Brasil são armadilha para idiotas", diz José Luiz Datena

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Canato/UOL

    José Luiz Datena voltou a criticar os serviços públicos prestados à população

    José Luiz Datena voltou a criticar os serviços públicos prestados à população

José Luiz Datena voltou a criticar os serviços públicos prestados à população e afirmou que Eleições no Brasil são uma armadilha para idiotas. O apresentador do "Brasil Urgente" pegou carona no título de um famoso artigo do escritor e crítico francês Jean-Paul Sartre, em 1973.

"Eleições no Brasil são armadilha para idiotas. Os caras falam que vão melhorar a saúde, que vão melhorar a educação, mas não melhoram. A maioria é farinha do mesmo saco. Poucos salvam. Poucos", reclamou Datena, sem citar nomes, durante o "Brasil Urgente" desta quinta-feira (22).

O jornalista se queixou de alguns serviços específicos, como a distribuição de energia elétrica, fornecimento de água e saúde pública de qualidade à população. Ele colocou telespectadores por telefone, que, irritados, chegaram a destilar xingamentos a alguns políticos no ar.

Em outubro, poucos dias antes do processo eleitoral, Datena já havia criticado a classe política e se recusou a aceitar o convite para realizar a cobertura jornalística das Eleições. "Não vou cobrir as Eleições e não vou votar em ninguém. Se você [telespectador] me ver cobrindo, pode me chamar de 'Catarina'. Não acredito na maioria desses caras", disse Datena, ressaltando a recusa sobre a cobertura jornalística.

"Quem está [no Governo] não conserta rápido, e quem entrará não vai consertar [também]. Quem diz que vai resolver rápido, está mentindo para você'", discursou o apresentador.

Ranking da credibilidade

No ano de 2010, em uma pesquisa feita pelo Datafolha, o âncora do "Brasil Urgente" apareceu como a 13ª personalidade de maior credibilidade junto à população brasileira. Ficou atrás de famosos como William Bonner, da Globo, e Silvio Santos, do SBT, mas à frente da presidente Dilma Rousseff --candidata à reeleição pelo PT. O instituto ouviu 11.258 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro daquele ano.

Neste vídeo do UOL, Datena comentou o resultado da pesquisa e se disse "honrado" com a menção.

Em 2011, sem identificar o partido, notícias de que Datena teria recebido convite para concorrer à Prefeitura de São Paulo, nas Eleições de 2012, se espalharam pela internet. Tais notícias, no entanto, nunca foram confirmadas oficialmente pelo apresentador.

Em maio de 2014, no entanto, Datena encerrou o assunto e declarou que jamais será candidato político "por não ter estômago".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos