Império

Dublê de Nero quer gravar com Marina Ruy Barbosa e curte fase de galã

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

Ator desde os 18 anos, André Cavalcante, 34, viu sua sorte mudar ao ser convidado por uma amiga para ir a uma festa à fantasia de "Império", em outubro de 2014. Sem traje apropriado e parecido com Alexandre Nero, o protagonista de José Alfredo na trama de Aguinaldo Silva, ele vestiu um terno preto e se "fantasiou" de Comendador.

"O convite para novela foi muito inusitado! Quando cheguei à festa, o Nero pediu para tirar foto comigo e o Papinha [o diretor da novela, Rogério Gomes] bateu nas minhas costas e disse: 'Você vai viajar comigo'. Dias depois a produção me ligou e pediu para eu ir para São Paulo gravar umas cenas", contou André ao UOL, que também viu seus relacionamentos saírem do anonimato.

Na mesma festança em que conseguiu seu primeiro trabalho como ator em uma novela, André recebeu a seguinte cantada: "Posso ser sua Sweetheart"? – apelido pelo qual José Alfredo chama Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) em "Império". Sem pestanejar, ele passou a noite acompanhado.

"Minha vida amorosa deu uma movimentada. Significa que sou bonito, isso é bom [risos]. Se antes ninguém olhava, agora olham. Mas meu foco não é ter um relacionamento, quero continuar estudando, continuar na TV e estrear no cinema. Não tenho tempo de ficar com ninguém", disse Cavalcante em tom sereno.

Nas ruas, o público também não hesita em pedir autógrafos e tirar fotos, mesmo sabendo que André é apenas o dublê. "Quando não sou assediado diretamente, as pessoas ficam olhando. É até chato, porque às vezes estou comendo em algum restaurante e não param de olhar. Comento com meus amigos: 'Por que não vêm e falam comigo? Pode chegar'", avisou ele.

Nascido em Bom Despacho (MG), o ator também virou celebridade na cidade dos pais. "Minha mãe é louca! Ela sai com a minha foto ao lado do Alexandre [Nero] nãos mãos, mostrando para todo mundo. Ela também comenta todas as fotos do Nero no Instagram, o sonho dela é que ele responda para ela" [risos]. Antes de seguir definitivamente na carreira artística, André tinha uma loja de conserto de celulares em Divinópolis e largou tudo aos 30 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro.

"Apavorado com as cenas do caixão"
Desde outubro, André participou de quatro gravações, inclusive da cena do enterro do Comendador. "Fiquei apavorado com as cenas do caixão. Tenho medo de morrer e desses assuntos de morte. Nunca tinha entrado em um caixão. Comecei a gravar às 8h e saí às 22h30 do Projac [onde ficam os estúdios da Globo]. Não comi nada, estava tenso", disse.

André ainda não teve oportunidade de filmar com Marina Ruy Barbosa, que interpreta Maria Isis, amante de José Alfredo. "Ainda não cruzei com a Marina nos estúdios. Seria a parte boa do trabalho gravar com ela, mas acho que o Alexandre não ia permitir, afinal a cena é dele", disse em tom de brincadeira.

André comemora a oportunidade em sua carreira, mas teme ficar à sombra do colega. "Sou ator, mas o 'reconhecimento'  veio como dublê. Tenho muitos momentos de metamorfose. É bom [eu me] transformar em Comendador. Só quero se reconhecido como André Cavalcante, espero que saibam diferenciar uma coisa da outra. Ficar sendo comparado, não sei se é legal. Era um anônimo e agora as pessoas me conhecem. Muita gente acha que sou o Nero, vão me assistir no teatro achando que é ele. Na Globo, todos me chamam de Comendador – motoristas, cabeleireiros. Meu nome mesmo eu perdi. Admiro muito o Alexandre, mas quero ser reconhecido pelo meu trabalho", afirmou.

Com previsão de voltar a gravar cenas de José Alfredo na Sapucaí durante o Carnaval, o estreante contou não ser fácil o ritmo de novela das 21h. "O Alexandre tem em média 42 cenas por dia e, mesmo com a rotina atribulada, nunca o vi de mau humor. Nero é um cara muito querido, além de ter um talento estrondoso, a humildade se destaca. Nunca o vi negar foto para ninguém", elogiou o colega, que acompanha a carreira dele desde novela "A Favorita".  

Cenas de "Império"
Cenas de "Império"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos