"Não tenho dúvidas do meu talento", diz Susana Vieira no "Domingão"

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Susana Vieira fala sobre velhice e admite que não depende mais apenas do "corpo e da mente" para atuar

    Susana Vieira fala sobre velhice e admite que não depende mais apenas do "corpo e da mente" para atuar

Aos 72 anos de idade e 50 de carreira, a atriz Susana Vieira falou sobre velhice, o medo que tem de ficar sem trabalho e admitiu que não depende mais apenas do "corpo e da mente" para atuar. Susana afirmou também não ter dúvidas sobre o seu talento e deixou escapar um palavrão no meio de uma divertida entrevista ao "Domingão do Faustão", deste domingo (11).

"Planos de trabalho eu tenho, mas não é por sonho, é por sobrevivência. O meu trabalho é esse e eu quero saber se eu vou trabalhar. Eu, graças a Deus, já estou escalada [em 'Favela Chique', de João Emanuel Carneiro, em 2015]. Eu fico assim 'será que eu estou escalada?'. Justamente por ser cinquenta anos depois", comentou a veterana.

"Eu gostaria de ser mais tranquila, mas eu acho que é essa insegurança que revela uma pessoa consciente de que não depende do meu corpo e da minha mente para trabalhar.  Eu dependo dos autores.  Não tenho dúvidas do meu talento. Não tenho modéstia em dizer isso. O problema é me sustentar. Isso é o que me preocupa. E, logicamente, 50 anos depois, mais preocupada eu fico. Por isso, mais eu malho, mais eu continuo bonitinha, porque, senão, serei mais uma derrotada", desabafou Susana Vieira.

A atriz fez críticas ainda ao Brasil, que, segundo Susana, não dá valor ao artista que possui uma idade mais avançada. "A gente fica totalmente insegura em uma terra que não dar o menor valor a uma história, a uma carreira, o menor valor a uma pessoa velha", contou.

Ao detalhar a história sobre a contratação de um papai noel, Susana não titubeou e soltou um palavrão. "Contratei um papai noel por R$ 300, que é figurante aqui na Globo. Ele anda de van. O senhor não para essa van na porta da minha casa, porque os meus netos são pequenos e não podem ver. E não é que o velho para a porra na frente da minha casa?", disse a atriz, revoltada.

Bailarina por formação, Susana Vieira --ou Sônia Maria Vieira Gonçalves-- iniciou a sua carreira artística pela TV Tupi, em 1960. Em seguida, passou pela TV Excelsior e TV Record. Em 1970, mudou-se para a Globo, onde, desde então, acumula 56 trabalhos realizados: 34 novelas, quatro minisséries, seis séries, entre outros.

Nos anos 1980, Susana Vieira deu um passo adiante em sua carreira e mesmo contratada pela Globo, intercalou com outros trabalhos em TVs do México, Venezuela e Peru.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos