Especial "My Husband's Not Gay" causa polêmica nos EUA antes da estreia
Do UOL, no Rio
-
Reprodução de vídeo
Participantes do especial "My Husband's Not Gay", do canal americano TLC
Antes mesmo de ir ao ar, o especial "My Husband's Not Gay" está causando polêmica nos Estados Unidos, segundo o "Huffington Post". No programa, previsto para ser exibido no dia 11 de janeiro no canal americano TLC, um grupo de mórmons afirmam que sentem atração por outros homens, mas decidiram se casar com mulheres. Uma petição online, que já conta com milhares de assinaturas, quer impedir a estreia da atração.
De acordo com o fundador do protesto, Josh Sanders, o programa promove "a falsa e perigosa ideia de que gays podem e deveriam escolher ser heterossexuais para fazer parte de suas comunidades religiosas". "Eu comecei essa petição porque esses homens merecem compaixão e aceitação. Em vez disso, o TLC está apresentando a vida deles como entretenimento e passando a perigosa mensagem de que ser gay é algo que deveria ser mudado", declara Sanders, um cristão devoto que afirma ter passado por terapia para se tornar um "ex-gay".
"Nenhum jovem deveria ser ensinado a ter vergonha de si mesmo - especialmente por um canal de televisão", continua ele. Publicada no site Change.org, a petição já recolheu mais de 75 mil assinaturas.
Sarah Kate Ellis, presidente da Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, também condenou a atração, que classificou de irresponsável em uma nota oficial. "Ninguém pode mudar quem ama, e, mais importante, ninguém deveria fazer isso. Investindo nessa perigosa programação, o TLC está sujeitando incontáveis jovens LGBT a ofensas", disse.
Diante da repercussão negativa, o canal americano fez uma declaração ao "USA Today": "As pessoas que aparecem nesse especial de uma hora revelam as decisões que fizeram e falam apenas por si mesmos".