Alto Astral

"Alto Astral" promove explosão no shopping em homenagem a "Torre de Babel"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • TV Globo

    Úrsula (Silvia Pfeifer) e Maria Inês (Christiane Torloni) se salvam de uma explosão

    Úrsula (Silvia Pfeifer) e Maria Inês (Christiane Torloni) se salvam de uma explosão

Na próxima semana, "Alto Astral" terá um gostinho de "Vale a Pena a Ver de Novo". A trama de Daniel Ortiz fará uma homenagem a "Torre de Babel", novela de Silvio de Abreu exibida em 1998, ao colocar as personagens de Silvia Pfeifer e Christiane Torloni em uma nova explosão num shopping. Embora a situação seja parecida, o tom da cena e os desdobramentos serão bem diferentes desta vez, garante o autor.

Há 16 anos, a tragédia no Tropical Towers, ocorrida no capítulo 45, foi a solução encontrada por Silvio para matar o casal homossexual Leila e Rafaela, que sofreu rejeição do público. Agora, Úrsula e Maria Inês, amigas há muitos anos, mas rivais silenciosas na disputa pelo amor de Marcelo (Edson Celulari), serão salvas por Samantha (Claudia Raia), alertada pela misteriosa voz (Simone Gutierrez) sobre o incidente. É a primeira mensagem do além verdadeira recebida pela vigarista desde que perdeu seus poderes.

"A explosão naquela novela tinha uma importância dramática crucial pro rumo da história. Aqui é mais uma premonição divertida de Samantha, numa tentativa de ficar famosa. Aproveitei para lembrar 'Torre de Babel'", afirma o autor ao UOL, explicando que o evento não terá grandes desdobramentos na trama.

Ávida por publicidade, a vidente pega um megafone e pede que todos saiam do shopping. Quando percebe que as pessoas não dão atenção a seu aviso, a loira manda Pepito (Conrado Caputto) acionar o alarme de incêndio. Os clientes se assustam com o sinal e com o forte cheiro de gás e deixam o local apressados. Inês e Úrsula, no entanto, acabam se desencontrando e não conseguem sair. Ao saber, pela voz, que duas mulheres ainda estão no prédio, Samantha vai atrás delas e consegue tirá-las do shopping. A sequência, que vai ao ar no dia 20 de dezembro, será gravada nos próximos dias.

Reprodução/TV Globo
Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Silvia Pfeifer) em "Torre de Babel": casal sofreu rejeição

No texto, inclusive, haverá uma referência direta à novela homenageada, quando Samantha comenta com Papito que lembrou da explosão em "Torre de Babel" e que "isso só acontece em novela".

Segundo Ortiz, a ideia surgiu durante uma reunião com as atrizes, há alguns meses. "Elas tinham uma sequência de cenas em um shopping, Torloni brincou com o assunto, aí tive a ideia. Aproveitei para homenagear as duas e o Silvio de Abreu, que é o meu grande mestre. O que motivou essa cena foi o carinho e a admiração que tenho pelos três", diz ele, que é supervisionado por Silvio em "Alto Astral".

Cenas de "Alto Astral"
Cenas de "Alto Astral"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos