Aos 60 anos, morre no Rio a atriz Lucy Mafra

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/Globo

    Lucy Mafra estava afastada da TV desde "América", em 2005

    Lucy Mafra estava afastada da TV desde "América", em 2005

Afastada da TV desde "América", em 2005, a atriz Lucy Mafra morreu na última quinta-feira (4), aos 60 anos. Com pneumonia e neoplasia de pulmão, ela ficou internada por cerca de dois meses num hospital em Vassouras, no interior do Rio, até sofrer falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória. O corpo foi enterrado no Cemitério de Inhaúma, no subúrbio do Rio, na tarde do último sábado (6).

Segundo sua enteada, Andréa, Lucy morava com a mãe, Genny, em Vassouras. Há quatro meses, quando a mãe faleceu, ela passou a sofrer de depressão. Após uma virose e uma infecção intestinal, ficou muito fraca e foi levada para o hospital por uma vizinha. A atriz desenvolveu um quadro de anemia, mas, após uma breve melhora, foi parar no CTI. "Lá, ela ficou por uma semana mais ou menos. Quinta de tarde, ela piorou, foi entubada e infelizmente me deixou", contou.

Em 2005, Lucy foi acusada de furtar objetos de bolsas e armários das atrizes da novela "América". Na época, em entrevista à colunista Monica Bergamo, da "Folha de S. Paulo", a atriz afirmou se tratar de um engano. "E nada ficou provado na Justiça", afirma Andréa.

Segundo sua enteada, desde o episódio, que causou seu afastamento da televisão, ela passou a se dedicar à Cia. Teatro do Lixo, em Mauá, sob direção do ator Valter Carriel. "Durante dez anos, ele foi o responsável por toda ajuda necessária para que ela cuidasse da mãe enferma. O único amigo que não bateu a porta na sua cara", afirma Andréa.

A atriz Alcione Mazzeo se despediu da amiga no Facebook. "Cada amigo que parte leva com ele um pedacinho nosso. Dói muito, mesmo achando que a pessoa "descansou". Por isso, temos que aproveitar todas as oportunidades para demonstrarmos nosso amor, compaixão e solidariedade em todos momentos. Muita paz, Lucy Mafra! Luz!", escreveu.

Em sua página no Facebook, o Grupo Tá na Rua também prestou sua homenagem à atriz, que foi uma das fundadoras da companhia. "Ao longo dos anos, Lucy desenvolveu junto com Amir Haddad e os atores do grupo, uma linguagem teatral libertadora e revolucionária. Repartiu seu conhecimento como professora e diretora dedicada. Uma mestra que abriu caminho para outros artistas. Hoje, por todo o Brasil, multiplicaram-se os grupos de teatro de rua. E se antes contávamos poucos, somos agora centenas. Lucy ajudou a escrever a história narrada do teatro de rua brasileiro", escreveu o ator Miguel Campelo.

Lucy estreou na Globo em 1980, como a Nurse de "Água Viva". Em seguida, atuou em novelas como "Partido Alto", "Pátria Minha", "Por Amor" e "O Clone". Participou também do humorístico "Escolinha do Professor Raimundo" e do seriado infanto-juvenil "Sandy & Junior".

No cinema, fez parte do elenco de filmes como "Eu Matei Lúcio Flávio" (1979) e "Gabriela, Cravo e Canela" (1983). Segundo Andréa, Lucy deixou dois filmes inéditos, dirigidos pelo cineasta Fauzi Mansur.

No Facebook, a atriz Nicole Puzzi deu adeus à amiga: "Adeus, Lucy, agora que você é anjo, perdoe os humanos demoníacos. Eternamente amigas".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos