Império

Cena de armação em restaurante de "Império" foi inspirada na vida real

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Fco. Patrício

    Vicente é preso após sabotagem de Enrico

    Vicente é preso após sabotagem de Enrico

Rancoroso por ter perdido seu restaurante para Vicente (Rafael Cardoso), Enrico (Joaquim Lopes) arma e faz o cozinheiro ir para a cadeia em "Império". De acordo com informações do blog de Aguinaldo Silva, autor da novela, o flagrante também aconteceu na vida real, exatamente da mesma forma como vai aparecer na história, só que no restaurante que ele possui na região serrana do Rio de Janeiro. 

Crítico do UOL, Mauricio Stycer lembrou em seu blog que Aguinaldo escreveu uma cena muito parecida em "Fina Estampa", de 2011.

Na ficção, Enrico convence o cozinheiro Felipe (Laércio Fonseca), em troca de dinheiro e um cargo melhor, a esconder camarões industrializados e estragados no frigorífico do restaurante dos Bolgari. Durante a vistoria, os fiscais encontram um balde de creme de leite, com data de fabricação daquele dia, mas que é considerado "estragado", por não ter sido pregado nele o rótulo com a data de abertura.

E, apesar do protesto de Vicente e todos os funcionários da cozinha, uma grande quantidade de cloro é jogada no balde, assim como nas costeletas de carneiro, compradas naquele dia mesmo. Até que uma vasculhada mais minuciosa leva aos tais camarões, vencidos, e com data do ano passado.

Segundo o blog, o chef e o gerente do estabelecimento do autor realmente foram presos em flagrante apesar de, assim como no restaurante da novela, nunca ter entrado na cozinha camarão industrializado. "E, até hoje, ninguém sabe como aquele único e solitário pacote foi parar lá no fundo do freezer", diz o texto.

Cenas de "Império"
Cenas de "Império"

Plateia

Depois de confirmada a sabotagem, Enrico vai para a porta do restaurante e liga para a Fiscalização Sanitária, que logo chega ao local. "Não esqueçam que é uma denúncia. Pente fino no restaurante todo!", diz o chefe da equipe. E eles encontram os já citados alimentos estragados.

O chef de cozinha se irrita e alega que é norma da casa só comprar frutos do mar frescos, e que lá nunca entrou nenhum camarão congelado e industrializado. Por fim, sugere que a denúncia à Fiscalização foi proposital. Quando Claudio (José Mayer) aparece no local para ver o que acontece em seu restaurante, Enrico sai do esconderijo e tenta evitar que o pai entre no local, com medo dele ser preso durante a vistoria.

É neste momento que o marido de Beatriz (Suzy Rêgo) percebe a armação de Enrico. Maria Clara (Andréia Horta) também aparece no local atrás do ex-noivo, e diz acreditar que ele tem culpa. Enquanto isso, Vicente é algemado e levado para o carro da polícia. Ao ver a cena, Maria Clara faz um escândalo e Claudio diz que vai acompanhá-los à delegacia. Mas antes jura ao filho que vai procurá-lo "até no inferno" para descobrir toda a história.

Segundo Rafael Cardoso, interprete de Vicente, a maior preocupação do personagem no momento é que seus parentes no Nordeste não saibam que ele foi parar na cadeia. "Sair algemado do restaurante e ir prestar depoimento na polícia é o fim. O trabalho é sua paixão, e meu personagem não consegue ver o que tanto gosta de fazer ligado a algo tão ruim como isso. Principalmente porque é inocente", explicou ao blog.

Depois de prestar depoimento, o cozinheiro vai deixar a cadeia sob fiança, e ir diretamente para o restaurante trabalhar, como se nada tivesse acontecido. Isso deixará o cozinheiro que ajudou Enrico a armar a cena numa saia justa. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos