Em bistrô, Jacquin compara funcionários a candidatos do "MasterChef"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

Sem disfarces, o chef de cozinha e jurado do "MasterChef" Erick Jacquin é, fora da TV, exatamente o que se mostra no reality show, garantem seus funcionários. "Vocês já o ouviram xingando no programa? Então, [na vida real] é um pouco pior", contou a cozinheira Juliana Gois, que faz parte da equipe do bistrô francês Tartar&Co, em São Paulo.

"O chef é muito exigente e em alguns pontos não compreendemos as exigências. Fazemos da forma que ele pede, mas nem sempre sai como ele gostaria", disse a subchef do bistrô, Marja Oda, que se refere a Jacquin como "senhor Erick", demonstrando respeito.

Em entrevista ao UOL, o francês negou seguir um perfil prédeterminado ou encarnar o papel do cozinheiro carrasco na versão brasileira do "MasterChef", mas assumiu ser exigente e workaholic [profissional viciado em trabalho]. "Sou a mesma pessoa quando estou trabalhando com a minha equipe. Sou exigente, crítico, gosto de perfeição e não gosto de esperar. Precisa ser rápido. Quem cozinha tem obrigação de ser bom cozinheiro, bom profissional e tudo isso com alegria. Sou desse jeito", declarou. 

De fato, Jacquin não é uma pessoa fácil. Ele reclama, diz que você nunca será um cozinheiro, joga prato de comida no lixo e, desde a estreia do reality show, inaugurou mais um bordão: "Vocês são piores que os 'masterchefs", referindo-se ao amadorismo.

Enquanto preparava um dos pratos que seria servido ao patrão, uma das cozinheiras contou que estava com a gastrite nervosa atacada por conta de algumas broncas que teria escutado no dia anterior. "Somos profissionais, a cobrança é bem maior. Ele [Jacquin] já pediu para refazer os pratos até chegar ao ponto que ele queria", disse Juliana.

Assim que o garçom chega à cozinha para devolver um dos pratos servidos a Jacquin -- que almoçou no local no dia que a reportagem do UOL passou por lá -- Marja e o cozinheiro Luis questionam: "E aí, o que ele falou?". E a resposta é desanimadora: "Falou que estava ruim, muito ruim". Na hora de enviar a sobremesa, a cozinheira Deborah Bossan brinca como se estivesse benzendo os pratos: "Muito amor, muito amor".

"A filosofia dele é que não se deve elogiar quase nunca, pois isso força você a ser melhor profissionalmente. Só é um pouco pesado, mas não deixa de estar certo. Isso não ocorre só com ele, mas em todas as cozinhas. Os chefs mais antigos são como o Erick", afirmou Marja.

Oportunidade de emprego

Eliminado do "MasterChef", Estefano Zaquini virou atração no bistrô depois que Erick Jacquin lhe deu uma oportunidade de trabalho no local. Depois que ganhou uma vaga de ajudante de cozinheiro, há uma semana, os clientes não vão ao restaurante apenas procurando boa comida, mas também o participante, que ficou famoso pelas sobremesas na competição culinária.

"Oi, Estefano, você está mesmo aqui." "Vim aqui só para comer o seu petit gâteau." Estas são algumas das frases que o iniciante tem escutado dos clientes que vão até a cozinha só para vê-lo. "Morro de vergonha [risos]", disse Estefano em entrevista ao UOL, enquanto preparava alguns pratos de salada. A popularidade também ocorre nas ruas. "Além das selfies, as pessoas perguntam se estou mesmo trabalhando com o Jacquin, falam que choraram junto comigo e que estavam torcendo para mim".

Aos 20 anos, o ex-ajudante de serralheiro, morador da periferia de Santo André, na Grande São Paulo, viu seu talento na cozinha tomar uma roupagem mais profissional após sua eliminação do reality. E com um salário inicial em torno de R$ 1.000, o jovem começa a traçar seu caminho.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos