"Joia Rara" vence categoria melhor novela no Emmy Internacional, em NY

Do UOL, em São Paulo

A novela brasileira "Joia Rara" venceu a categoria melhor novela na 42ª edição do Emmy Internacional, na noite desta segunda-feira (24) no hotel Hilton, em Nova York, Estados Unidos. As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes receberam o troféu. A trama brasileira desbancou "30 Vies", do Canadá; "Belmonte", de Portugal; e "My Husband's Lover", das Filipinas. 

"É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento. Escrevemos esta história com o coração, pensando em levar uma mensagem de paz e compaixão. Saber que esta mensagem foi tão bem recebida é muito importante", festejou Thelma. 

"Acho que já é uma vitória ficar como finalista deste prêmio. Talvez tenha sido o trabalho mais difícil que já fiz. Já me sentia recompensada pelo próprio trabalho. Agora, ainda mais", disse Duca ao receber o prêmio.

Reprodução/TV Globo
A atriz mirim Mel Maia, destaque de "Joia Rara" como Pérola

O presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho, também foi homenageado durante o evento e ganhou o troféu Personalidade Mundial da Televisão das mãos dos atores Gloria Pires e Milton Gonçalves -- que é contratado da emissora desde sua inauguração, em 1965.

"Recebo este prêmio em nome de todos os meus companheiros que durante os últimos 50 anos ajudaram a Globo a se tornar uma referência de qualidade e uma paixão para o povo brasileiro. E também em nome de todos aqueles que abraçarão este legado e o levarão adiante para as próximas décadas," agradeceu sob os aplausos dos mais de mil convidados. 

Outras produções da Globo, como a série "A Mulher do Prefeito", estrelada por Tony Ramos e Denise Fraga, indicada na categoria comédia, e o especial de fim de ano "Alexandre e Outros Heróis", indicado na categoria filme para a TV ou minissérie, não levaram o prêmio. A primeira perdeu para "Wat als 2?", do canal belga Shelter, e a segunda para "Unsere Mütter, Unsere Väter/Generation War", do canal alemão ZDF.

Completam a lista de brasileiros indicados "O Infiltrado", produção nacional do History Channel indicado como programa sem roteiro pré-definido, e "De Volta", documentário do canal Futura. Estes perderam para "Educating Yorkshire", do canal inglês Twofour, e para o sueco "Frihet bakom galler", respectivamente. 

Divulgação/TV Globo
Domingos Montagner e Carolina Dieckmann em cena da novela "Joia Rara"

Anos anteriores

Em 2013, o Brasil se destacou no Emmy Internacional. A novela "Lado a Lado", exibida às 18h e de autoria de Claudia Lage e João Ximenes Braga, consagrou-se na categoria telenovela. A atriz Fernanda Montenegro também foi reconhecida, levando o prêmio de melhor atriz pelo especial de fim de ano "Doce de Mãe".

No ano anterior, a série "A Mulher Invisível" foi eleita o melhor programa de comédia, enquanto "O Astro" ganhou como a melhor novela.

Única emissora brasileira com prêmios do Emmy Internacional, a Globo coleciona 11 estatuetas da premiação. A primeira veio em 1981, com o musical "A Arca de Noé", que foi seguido um ano depois pelo teleteatro "Morte e Vida Severina". Em 1983, Roberto Marinho, fundador da Globo, ganhou o prêmio na categoria direção.

"Caminho das Índias", de Gloria Perez, foi a primeira novela brasileira a levar o prêmio da categoria, em 2009. Dois anos depois, a emissora foi novamente vencedora com a portuguesa "Laços de Sangue", coprodução com a emissora SIC, de Portugal. Também em 2011, no Emmy dedicado aos jornalísticos, a Globo levou um prêmio pela cobertura do "Jornal Nacional" sobre a invasão do Complexo do Alemão.

Outra emissora brasileira reconhecida pela Academia foi a TV Cultura, mas em outra premiação: o Emmy Kids. Na edição deste ano do prêmio, a emissora levou o prêmio de melhor série com "Pedro & Bianca", produção criada por Cao Hamburger, Teo Poppovic e Thiago Dottori.

Veja a lista completa dos vencedores do Emmy Internacional 2014:

Programa de artes

"El Informe Kliksberg II - El otro me importa" (Argentina)
"The Exhibition" (Canadá)
"Nonfiction W: Picture Book Touch, Feel, and Fragility" (Japão)
"The Wagner Files" (Alemanha)

Melhor ator

Stephen Dillane ("The Tunnel")
Claude Legault ("19-2") 
Pablo Rago ("Televisión por la Justicia")
Xiubo Wu ("The Orphan of Zhao")

Melhor atriz

Tuba Büyüküstün ("20 Minutes")
Olivia Colman ("Broadchurch")
Romina Gaetani ("Televisión por la Justicia")
Bianca Krijgsman ("The New World")

Comédia

"Please Like Me" (Austrália)
"Late Nite News with Loyiso Gola" (África do Sul)
"A Mulher do Prefeito" (Brasil)
"Wat als 2?" (Bélgica)

Documentário 

"De Volta" (Brasil)
"Frihet bakom galler" (Suécia)
"No Fire Zone: The Killing Fields of Sri Lanka" (Reino Unido)
"Phantoms of the Border" (Coreia do Sul)

Séries dramáticas

"Prófugos" (Chile)
"The Tunnel" (França)
"Utopia" (Reino Unido)
"Yae's Sakura" (Japão)

Programa Sem Roteiro Pré-definido

"Educating Yorkshire" (Reino Unido)
"Master Chef China" (China)
"Missie Mosango" (Bélgica)
"O Infiltrado" (Brasil)

Telenovela

"30 Vies" (Canadá)
"Belmonte" (Portugal)
"My Husband's Lover" (Filipinas)
"Joia Rara" (Brasil)

Filmes e minisséries para TV

"Alexandre e Outros Heróis" (Brasil)
"An Adventure in Space and Time" (Reino Unido)
"Radio" (Japão)
"Generation War" (Alemanha)

Programa no horário nobre em língua não-inglesa

"Pasión Prohibida" (Telemundo/EUA)
"La Patrona" (Telemundo/EUA)
"El Señor de los Cielos" (Telemundo/EUA)
"Temple de Acero" (Rock and Roll Films US for Nat Geo Mundo/EUA)

Veja como foi o último capítulo de "Joia Rara"
Veja como foi o último capítulo de "Joia Rara"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos