Império

Briga de mulheres em "Império" lembra famosa cena de "Celebridade"

Mauricio Stycer

Do UOL, em São Paulo

Aguinaldo Silva escreveu uma cena caprichada de briga entre mulheres em "Império". Foi ao ar nesta quarta-feira (19), tendo como protagonistas Juju Popular (Cris Vianna) e Carmen (Ana Carolina Dias), na noite de inauguração do restaurante Vicente. 

A coreografia da briga, com uma personagem sentada sobre a outra, a estapeando em um banheiro, é muito parecida com a surra que Maria Clara (Malu Mader) deu em Laura (Claudia Abreu), em uma cena sempre lembrada de "Celebridade" (2003), de Gilberto Braga.
 
No momento em que a cena foi ao ar, fãs saudosos de "Celebridade", no Twitter, consideraram que houve uma "cópia". Não acredito. Aguinaldo Silva pode até ter se inspirado ou homenageado Gilberto Braga, que já escreveu inúmeras cenas de brigas de mulheres em novela.
 
Mas o autor de "Império" é ele próprio um grande admirador deste clichê, que desagrada muito as feministas. No currículo de Aguinaldo Silva, há várias outras cenas de brigas entre mulheres.
 
Em "Tieta" (1989), uma das personagens mais famosas do autor, Perpétua (Joana Fomm), protagonizou algumas cenas de brigas do gênero. Na mais lembrada, no último capítulo, parte para cima da protagonista (Betty Faria), mas é surpreendida quando Tieta arranca a sua peruca e revela que a beata é careca. 
 
Para quem não se lembra, uma das cenas mais célebres de "Senhora do Destino" (2004) é a surra que Maria do Carmo (Susana Vieira) dá em Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) por ela ter roubado sua filha Lindaura (Carolina Dieckmann), ainda na maternidade. 
 
Em "Duas Caras" (2007), o autor colocou as mesmas atrizes em situação de antagonismo e escreveu uma cena de briga com tintas cômicas para Célia Mara (Renata Sorrah) e Branca (Susana Vieira). Na mesma novela, Maria Paula (Marjorie Estiano) se cansou das maldades Silvia (Aline Moraes) e a encheu de sopapos.
 
Já em "Fina Estampa" (2011), a rivalidade entre Griselda (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni) acaba, naturalmente, em tapa. Numa cena também com pitadas de humor, a heroína chama a vilã de "dondoca de bosta" e acaba acertando, por acidente, o marido dela, Rene (Dalton Vigh). 
 
Agora em "Império", antes mesmo da surra que Juju Popular aplicou em Carmen, mulheres já haviam saído no tapa. O pugilato tem sido rotina desde a entrada em cena de Amanda (Adriana Birolli), que odeia Danielle (Maria Ribeiro) e cobiça o seu marido, José Pedro (Caio Blat). Além de se ofenderem em todas as refeições, as duas frequentemente se enfrentam na mão mesmo. 
 
Outros autores
Briga de mulher é um dos clichês mais recorrentes da telenovela. Gilberto Braga, Gloria Perez e João Emanuel Carneiro, para ficar apenas em três autores do horário nobre, também adoram mostrar duas personagens se estapeando. 
 
Braga já escreveu ao menos cinco cenas marcantes. Em "Dancin Days" (1978), a briga foi entre as irmãs Júlia (Sônia Braga) e Yolanda (Joana Fomm). Na sua novela seguinte, "Água Viva" (1980), como bem lembraram alguns leitores, ele escreveu a primeira briga dentro de um banheiro, protagonizada por Ligia (Betty Faria) e Selma (Tamara Taxmann). Em "Vale Tudo" (1988), o público festejou quando Raquel (Regina Duarte) rasgou o vestido de casamento de Maria de Fátima (Glória Pires) e ainda deu uns tapas na filha. 
 
A melhor cena do gênero que escreveu talvez tenha sido a exibida em "Celebridade" (2003), quando Maria Clara (Malu Mader) acertou suas contas com Laura (Claudia Abreu) em um banheiro, esbofeteando a megera até sangrar. Em "Insensato Coração"' (2011), a pancadaria se deu entre a golpista Úrsula (Lavínia Vlasak) e a mocinha Marina (Paolla Oliveira).
 
As brigas femininas nas novelas de Gloria Perez não são menos célebres. Sempre lembrada é a surra, em "Caminho das Índias" (2009), que Melissa (Christiane Torloni), aplica em Yvone (Letícia Sabatella), após descobrir que seu marido, Ramiro (Humberto Martins), tem um caso com a ela. 
 
Mais recentemente, em "Salve Jorge" (2013), a autora presenteou o público com uma dezena de cenas de brigas entre personagens femininas. Só Morena (Nanda Costa) teve seis cenas no total, a mais esperada a surra que deu em Livia Marini (Claudia Raia). 
 
Mais jovem neste time, João Emanuel Carneiro incluiu briga entre mulheres nas duas novelas que escreveu para o horário nobre. Na primeira, "A Favorita" (2008), a troca de tapas é entre as protagonistas Flora (Patrícia Pilar) e Donatela (Claudia Raia). Já em "Avenida Brasil", rola uma briga feia entre Carminha (Adriana Esteves) e Monalisa (Heloisa Perissé) por causa de Tufão (Murilo Benício).
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos