Chef do "Cozinha Sob Pressão" evita comparações com "Masterchef"

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Carlos Bertolazzi no cenário do "Cozinha Sob Pressão", reality de culinária do SBT

    Carlos Bertolazzi no cenário do "Cozinha Sob Pressão", reality de culinária do SBT

Fruto da nova safra de programas culinários da TV aberta, o "Cozinha Sob Pressão" estreia no próximo sábado (11), no SBT, com 14 concorrentes disputando uma grande quantia em barras de ouro. No comando da atração, o chef Carlos Bertolazzi, que substituiu às pressas Jefferson Rueda após ele ter deixado o programa, evita comparações com outro programa culinário que estreou recentemente, o "Masterchef".

"São gritantemente diferentes. Nosso ambiente é de cozinha profissional, não é uma bancada. Nunca vou provar teu prato e dizer que você está fora", afirmou o chef durante apresentação para imprensa, nesta terça-feira. Ele ressaltou que o reality do SBT difere do da Band por acompanhar também o relacionamento entre os candidatos: "Estamos atentos à vida deles depois da cozinha, se um comenta sobre alguém o ferrou. Eles estão lá como colegas de cozinha".

Baseado em "Hell's Kitchen", formato da produtora Fremantle originalmente apresentado pelo chef-celebridade Gordon Ramsay, o reality mostra os competidores interagindo em uma disputa acirrada. Divididos em duas equipes, eles não só terão o desafio de preparar os pratos propostos por Bertolazzi como também o de preparar um jantar para 40 pessoas – que podem inclusive se inscrever para isso pelo site oficial do programa. A cada semana, um candidato é eliminado pelo chef. O vencedor ganhará R$ 100 mil em barras de ouro.

Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
Carlos Bertolazzi posa durante evento para apresentar o "Cozinha Sob Pressão"

Com quatro episódios já gravados, o "Cozinha Sob Pressão" procurou candidatos que já tivessem experiência profissional. Os selecionados precisavam ter trabalhado por pelo menos um ano em um restaurante à la carte e tiveram de passar por uma entrevista em vídeo e um teste de habilidade. Mesmo para os profissionais experientes, a competição está sendo desafiadora. "Você tem profissionais gabaritados, mas eles estão confinados, trabalhando em outra cozinha, com colegas diferentes, sendo gravado. O nível de pressão é muito grande, maior até do que em uma cozinha normal", resumiu Bertolazzi, que avaliará a qualidade do jantar de cada noite e decidirá sozinho quem será eliminado. 

E o chef já sabe até que convidado ilustre gostaria de levar para jantar no reality: o dono da emissora, Silvio Santos. "Quero que ele vá lá, o pessoal ia ficar bem nervoso". Questionado sobre o que prepararia, ele ainda não sabia qual seria sua escolha. "Iria pesquisar bem os pratos preferidos dele".

Estilo do chef
Exigente na cozinha e doce fora dela, Carlos Bertolazzi revelou que o público poderá ver várias facetas de sua personalidade no programa – e que não incorporará o estilo ríspido de Gordon Ramsay. "Existe o Carlos do dia a dia e o profissional. Mas não que isso transforme o Carlos em uma pessoa desagradável no ambiente profissional. Sou duro, sou rígido, mas as pessoas vão poder ver o Carlos cozinheiro. Não esperem me ver atuando como o Gordon Ramsay. Sou fã dele, mas vocês vão ver o Carlos", afirmou.

Chef-proprietário do restaurante Zena Caffè, Bertolazzi tem experiência na televisão. Ele apresenta também o programa "Homens Gourmet", exibido no canal pago Bem Simples. Mas ainda está se "preparando psicologicamente" para a grande exposição que um programa na TV aberta traz. "Vou voltar para a análise", disse, bem-humorado. "Vou tentar estar preparado e entender que nunca serei unanimidade. Vou ler coisas boas e ruins. Faz parte e meu analista está aí para isso".

Em relação a contratação às pressas, Bertolazzi contou que assinou o contrato em uma sexta e começou a gravar na segunda. "Tive um tempo de pré-produção de três dias pra mergulhar no universo e começar a gravar. Antes do 'Cozinha Sob Pressão', teve o 'Produção Sob Pressão' e graças a Deus eu não fui eliminado", brincou o chef. 

O chef assumiu a atração após a saída de Jefferson Rueda, que aconteceu de comum acordo entre o chef e a emissora, segundo a direção artística do SBT. O problema na ocasião foram divergências comerciais entre as duas partes. Mas Bertolazzi disse não ver conflito entre programa e anúncios dos patrocinadores. "Todas as marcas que estão patrocinando são marcas que eu tenho na despensa de casa. E eu sinto um clima de muita consulta e muita democracia. Senti no primeiro momento de merchan em que me consultaram. Não foi nada imposto".

"Cozinha Sob pressão" será exibido aos sábados, às 18 horas até o dia 25 de outubro. Depois, ele passa para as 18h30. O programa deve terminar no início de janeiro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos