Criador de "Lost" diz que ficou obcecado por fim da série e críticas a ele

Do UOL, em São Paulo

  • Adam Larkey/ABC

    Os produtores de "Lost", Damon Lindelof (à esq.) e Carlton Cuse

    Os produtores de "Lost", Damon Lindelof (à esq.) e Carlton Cuse

Dez anos após sua estreia, a série "Lost" ainda é lembrada por seus mistérios e por seu final polêmico, que não explicou toda a série. Em entrevista ao E! Online, Damon Lindelof, criador da atração, afirmou que ficou satisfeito com o final e que as opiniões sobre ele nas redes sociais foram muito radicais.

"Eu senti que fiquei obcecado por ele [o final] de uma forma pouco saudável por um período de tempo", afirmou o roteirista. "Não estou negando que há um grupo que ficou decepcionado com a forma como 'Lost' acabou, mas acho que eu deixei essa opinião afetar minha própria noção do que nós queríamos e do que nós conquistamos, bem como a de que nós acabamos a série com as nossas regras e não perdemos o fôlego".

Lindelof também disse que faz parte de uma boa série não agradar em todos os momentos: "Vão haver ótimas temporadas e outras que são menos do que ótimas. Porque você não pode ser ótimo a menos que 'menos que ótimo' seja parte da equação. E eu não posso pensar assim e estar nas redes sociais. Elas querem julgar o agora, o espaço imediato. Elas dizem 'eu não gostei desse episódio e por isso estou preocupado com essa série'. Eu quero ligar para essas pessoas e falar 'você é casado? Você se divorciou 50 vezes? É assim que você trata as pessoas da sua vida quando elas decepcionam você?'"

"Nós fizemos 121 horas de um programa que não deveria ter passado de dez, baseado em quão limitada sua premissa era. E eu respeito você, eu ouço você, mas eu estou muito orgulhoso do que fizemos", finalizou Lindelof.

O autor ainda disse que espera que "Lost" seja lembrada pela expectativa que causou no público. "Espero que ela seja lembrada pelos seis dias entre as exibições dos episódios. Como espectador de TV, eu sentia que não havia realmente nenhum programa que dava aquele sentimento de 'mal posso esperar para ver o que vai acontecer depois'. A última vez que eu havia sentido isso foi com 'Arquivo X' e, mais recentemente, 'Alias'".

Questionado sobre qual subtrama em que ele apostava, mas que não agradou ao público, Lindelof citou a protagonizada pelo brasileiro Rodrigo Santoro, que interpretou Paolo na terceira temporada de "Lost". "Uma delas com certeza foi a de Nikki e Paolo, que achávamos que seria um estouro. Não foi", disse. Os personagens foram mortos na mesa temporada em que entraram.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos