Falabella diz que texto de série é cortado, mas nega que haja censura

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Anderson Borde

    Miguel Falabella chegou à conclusão que prefere escrever séries a novelas

    Miguel Falabella chegou à conclusão que prefere escrever séries a novelas

O seriado "Sexo e as Negas" estreia no próximo dia 16 na TV Globo, na faixa das 23h. O horário e o título dão toda a pinta de que a história criada por Miguel Falabella será recheada de cenas quentes, do tipo 'desligue a televisão porque tem criança no recinto'. Mas a atração não é tão liberal assim, avisa o autor. "A minha série não explora muito sexo. Estamos em tempo de politicamente correto e, por isso, volta e meia precisamos fazer ginástica com o texto. Tive algumas falas cortadas, sim, mas está tudo bem. Não reclamo porque estou fazendo um produto para a TV aberta, que tem todo um código, toda uma regra", revela. 

Conhecido pelo humor ácido e pela dedicação a seus projetos, Falabella rechaça a palavra censura ao explicar os cortes no texto de "Sexo e as Negas". "Eu não sou uma pessoa censurada porque eu sou brigão e advogo várias vezes em favor do que escrevo. Ganho a causa algumas vezes e, em outras, eu perco. Maturidade é isso: entender de que forma se cria dentro de uma empresa e se relacionar com todas as engrenagens de maneira agradável, educada e civilizada, mas eu luto por aquilo que eu acho que vale, se não dá uma descaracterizada e fica uma coisa que não é minha", explicou.

Anderson Borde/Agnews
Miguel Falabella e as quatro atrizes protagonistas de "Sexo e as Negas": Zulma (Karin Hils), Lia (Lilian Valeska), Tilde (Corina Sabbas) e Soraia (Maria Bia).

"Sexo e as  Negas" é a segunda série em sequência com a assinatura de Falabella. Autor também de peças teatrais e novelas, o escritor gosta de transitar pelo lado do humor, mas insiste em classificar seu trabalhos como seriado de "gente". "Tem humor, mas assim como 'Pé na Cova' é uma série de gente, que luta para sobreviver, luta contra as dificuldades e luta pela felicidade. Em 'Sexo e as Negas' temos quatro mulheres buscando um amor mítico ideal como todas as outras do planeta. Elas querem estar bonitas, querem estar na moda e têm todos os problemas de outas mulheres do planeta. O obstáculo é que vivem em uma comunidade e driblam essa dificuldade para descobrir o lúdico, o humano e o que a gente busca nessa terra."
 
A poucos dias da estreia, Falabella acredita que tenha encontrado a sua praia: escrever série. "Gosto muito mais e, sinceramente, espero nunca mais voltar a escrever novelas porque não é minha onda. Eu gosto mesmo é de experimentar e 'Pé na Cova' é uma prova disso. Sabia que ninguém acreditava no projeto? Só eu, o elenco e Deus", entrega às gargalhadas.
 
Falabella não esquece o dia que apresentou a sinopse do seriado, que há dois anos se mantém na grade da emissora (o elenco começa a gravar a terceira temporada em janeiro). "Ficou todo mundo mudo, com a cara de espanto. Ninguém acreditava porque os personagens eram feios, pobres, tinha uma velha com Alzheimer gritando "piranha", uma maquiadora mulher alcoólatra, vizinhos esquizofrênicos e minha filha era uma stripper namorada de um sapatão dono de borracharia (risos)".
 
E com "Sexo e as Negas" a recepção foi diferente? "Foi a mesma cara de espanto! (risos). Na vida não é importante o fracasso ou o sucesso. O importante são os acontecimentos. A gente erra, acerta, aprende, cai e levanta.  E tem uma hora que a gente deita e não levanta mais e aí acabou mesmo", finalizou Falabella, apressado para escrever os próximos episódios de "Sexo e as Negas".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos