"Queria ser mágico aos 6 anos", diz Adrien Brody sobre papel em "Houdini"

  • Reuters

    Adrien Body acena no tapete vermelho do Festival de Cannes

    Adrien Body acena no tapete vermelho do Festival de Cannes

Rodeado de correntes e camisas-de-força, Adrien Brody, 41 anos, mergulha a fundo na vida pessoal e pública do ilusionista Harry Houdini na minissérie  "Houdini", que estreia em 1 de setembro no canal a cabo "History, mapeia o caminho de um dos primeiros astros de primeira grandeza do país em um drama existencialista sobre morte, espiritualidade e os charlatões que exploram os medos humanos.

Em entrevista à Reuters, o vencedor do Oscar de melhor ator por "O Pianista" (2002) contou como Houdini influenciou sua carreira e como o admira. Graças a influência do ilusionista, Brody revelou que sonhava em ser mágico aos seis anos de idade

O que o atraiu na história de Houdini?

A.B - Me apaixonei pela mágica muito cedo. Comecei a aprendê-la e sonhava em ser mágico ainda com seis anos de idade. Houdini era uma grande inspiração para mim na época. A vontade de ser ator veio depois, do desenvolvimento e da criação desta ilusão, que aprendi muito cedo.

O personagem mudou a maneira de como você encara sua infância?

A.B - Ele  fez eu me reavaliar como homem. Principalmente porque descobri o que o Houdini aguentou em sua vida, sua determinação, o desconforto que deve ter sentido, a pressão de todos os lados por causa de seus números e seu empenho incansável para superar estes obstáculos.

O que você aprendeu com o com toda essa dedicação ao personagem?

O que eu não sabia na infância e na adolescência sobre Houdini era que ele teve muitos fracassos e decepções pelo caminho. Ele acabou se diferenciando de outros mágicos de sua época por se tornar um especialista em fugas, e ninguém fazia uma apresentação como ele, então ele percebeu como se colocar acima dos outros ilusionistas.

Ele tinha uma tensão espiritual dentro dele!

Todos nós temos forças diferentes nos levando em direções diferentes. E o Houdini desejava profundamente acreditar no sobrenatural. Mas a minissérie se concentra muito na campanha de Houdini contra o movimento espiritualista dos anos 1920. Acho que isso o desviou do caminho. Ele teve sucesso lutando contra isso, mas vejo o caso como uma batalha jurídica sem fim sobre a qual ele tinha uma certeza ardente e na qual por fim prevaleceria, mas o preço foi muito grande para ele e, até certo ponto, para sua carreira e criatividade.

O que é marcante na história de Houdini? Seu nome ainda causa um grande impacto quase 90 anos depois de sua morte.

A lição que ele nos passou é que você pode superar e vencer a maioria dos obstáculos e se dedicar a isso de corpo e alma. Muitas pessoas não têm a vontade e a resistência que Houdini possuía. Se você acha que não vai aguentar alguma coisa, não aguenta. ele aguentava. Esse empenho é extremo, mas muito admirável. É um exemplo disso. Minha mãe fugiu da Hungria durante a revolução de 1956 e imigrou para os Estados Unidos. Meus pais trabalharam muito duro, e não conhecíamos ninguém no ramo do cinema. Com incentivo, disciplina, e uma dose de tenacidade da minha parte, e sorte, consegui o impossível.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos