Boogie Oogie

"Não quero ficar marcada como a vilã mirim", diz Claudia de "Boogie Oogie"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

  • TV Globo/Divulgação

    Atriz Giovanna Rispoli como a Claudia de "Boogie Oogie" e como a vilã Shirley na novela "Em Família"

    Atriz Giovanna Rispoli como a Claudia de "Boogie Oogie" e como a vilã Shirley na novela "Em Família"

Após dar vida à maldosa Shirley na primeira fase da novela "Em Família, a atriz Giovanna Rispoli, 12 anos, interpreta a insuportável Claudia em "Boogie Oogie". Apesar da cara de menina má, a jovem descarta rótulos e diz que quer variedade de personagens na carreira. "Não quero ficar marcada como a vilã mirim. Acho muito legal minhas atuais experiências na TV, mas quero mesclar papéis de mocinhas e vilãs", afirmou em entrevista ao UOL.

Antes de conseguir um papel atrás do outro em dois folhetins da Rede Globo, Giovanna foi escalada para viver a mocinha Nina na primeira fase de "Avenida Brasil". Mesmo com o teste aprovado e com a família de mudança marcada para o Rio de Janeiro, a produção de João Emanuel Carneiro mudou de ideia pouco tempo antes do início das gravações.

Reprodução/Facebook
A atriz Giovanna Rispoli, a Claudia de "Boogie Oogie", mais nova

"Acabou não rolando, porque queriam uma menina mais nova e eu já tinha nove anos", lembra a paulistana. Glaucia Rispoli, a mãe da atriz, conta que a filha ficou muito triste: "Era o primeiro convite para uma novela, ela já tinha sido aprovada e depois mudaram tudo. Pensei que ela não iria aceitar mais nenhum papel. Achei a Giovanna até 'madurinha' quando isso aconteceu". 

Apesar da pouca idade, a Giovanna sabe o prestígio que interpretar uma vilã tem e parece ter entendido isso. "É bom viver uma vilã, dá para soltar um lado que não temos, criamos uma nova pessoa. Dá para descontar as raivas. Vou lendo o texto e percebo o tom da personagem, vejo o gênero, como ela tem que falar, agir". Nos cinemas, é possível ver a atriz na pele da garota Mariana em "O Menino no Espelho", do diretor Guilherme Fiúza Zenha.

Na trama das seis, de Rui Vilhena, Claudia anda para cima e para baixo com seus patins e é uma adolescente audaciosa, que faz de tudo para separar os pais, Beatriz (Heloísa Périssé) e Elísio (Daniel Dantas). Seu objetivo é que a mãe se case com o ricaço Fernando (Marco Ricca). A jovem também não poupa esforços para infernizar a vida dos irmãos, Sandra (Isis Valverde) e Otávio (José Victor Pires).

"Sua personagem é muito chata", dizem os amigos
Chamada de "pestinha" nas ruas, Giovana explica que a personagem não é bem uma vilã, mas uma pessoa interesseira. "Acho a Claudia uma coitada. A mãe não dá atenção, o pai é militar. Ela faz o que pode para conseguir comprar os tênis que quer. Para mim, ela é uma mini Vitória (personagem mimada vivida pela atriz Bianca Bin na trama). Ela possuiu um ar de desprezo, é mimada, e quer ser rica".

Arquivo Pessoal
Atriz Giovanna Rispoli posa com os patins tradicionais, usados por Claudia em "Boogie Oogie"

"Outro dia na escola, meu amigo disse: 'Sua personagem é muito chata, tenho vontade dar um soco nela'. Minha família, meus amigos e familiares dizem que têm medo de mim, que sou muito má e falam que querem me ver longe", conta aos risos a atriz, que costuma encarar os comentários com bom humor. "Fico honrada com os elogios. Dou muita risada com os comentários nas redes sociais", complementa Giovana, que vê essa aversão como um lado positivo de sua atuação.

Glaucia conta que suas amigas se surpreendem quando veem sua filha na TV. "Elas me mandam e-mail perguntando: 'Quem é essa Giovanna da novela? Ela é tão boazinha na vida real'. Dou risada vendo a Claudia em cena. Acho até fofo", diz a mãe da atriz.

Arquivo Pessoal
A atriz mirim Giovanna Rispoli com o irmão Enrico, de 8 anos

Na vida real, Giovanna também é adepta dos patins tradicionais, como os exibidos na trama ambientada em 1978, e costuma passar o tempo livre na praia, na piscina e jogando futebol com o irmão mais novo, Enrico de oito anos. "Quando estou um pouco irritada acabo dando uma de Claudia. Digo: 'Enrico, me deixa, vai embora'. Às vezes fico até um pouco irônica. Mas não sou má como a Claudia, ela é manipuladora, eu não", conta a atriz, em tom descontraído.

Mesmo com gravações de segunda a sexta-feira no período da tarde, e escola pela manhã, Giovanna não reclama da rotina e faz planos: "Quero estudar, fazer cinema, novelas, continuar na Globo", afirma ela, que foi descoberta por uma professora de teatro na escola em que estudava na cidade de São Paulo.

Cenas de Boogie Oogie
Cenas de Boogie Oogie

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos