Malhação 2014

Adnet "pena" ao gravar ponta em "Malhação" e admite: novela não é sua praia

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

A missão parecia fácil: gravar uma participação especial na novelinha "Malhação" na pele de um diretor de videoclipes inspirado em seu colega de trabalho, José Alvarenga Jr. Quinze tomadas, alguns ensaios e muitas repetições depois, o humorista Marcelo Adnet admite: gravar novela não é a sua praia. 

"Decididamente, sou mais do humor. Os atores de novelas são atletas, precisam ter uma vida atlética porque são cobrados demais. A pessoa está ali em HD, em close fechado toda linda, maravilhosa, bem dormida, texto decorado e ainda entra de manhã  no set e fica gravando até a noite! Eu preciso de ócio, de um tempo ocioso para pensar e criar. Novela é muito diferente da minha praia. Admiro muito quem faz", disse Adnet ao UOL, que acompanhava a gravação no Projac .   

Foi por um misto de amizade e admiração que Adnet aceitou o convite do diretor de núcleo José Alvarenga Jr para interpretá-lo em "Malhação". "Trabalhei com o Alvarenga em 'O Dentista Mascarado' e em quadros para o 'Fantástico' e , claro, comecei a imitar o jeitão dele nos bastidores. Como estava prevista uma participação especial dele na própria novela, ele resolveu me chamar", contou um Adnet com um figurino cheio de acessórios e casacos.
 
 "O Alvarenga é um tipo muito excêntrico na maneira de falar e de se vestir. Ele é todo cheio de anéis, de brincos e suas roupas têm tipo cinco, seis camadas sobrepostas. Uma figuraça", explicou o humorista, que arrancou gargalhadas da mulher do diretor na vida real, a atriz Helena Fernandes, que faz a Lucrécia na novela. "A gente não se conhece de algum lugar?", improvisou, incluindo a piada na fala do personagem.
 
Apesar da irreverência e das brincadeiras que faz com quem estiver a seu redor, Adnet  se concentra bastante para gravar cada cena e segue à risca as marcações dos diretores. Mas mesmo nas falas mais sérias, fica difícil segurar o riso.
 
Ser um diretor na ficção não foi complicado, mas na vida real é uma outra história e Adnet sabe muito bem disso. " Dirigir é muito complicado, estressante. Não tenho experiência de um diretor, já sugeri e dei um toque para um amigo, mas dirigir mesmo uma equipe, uma cena, nunca aconteceu. Tenho vontade, mas é uma coisa que exige muita maturidade e hoje, ainda não me sinto preparado. Acho que a gente vai aprendendo no dia a dia".
 
Essa foi a segunda vez que Marcelo Adnet participa de "Malhação". Em 2005, ele fez o mecânico Boca. "O diretor me deixou muito à vontade para brincar, improvisar e foi ótimo. Mas daí recebi o convite para fazer o [seriado] 'Mandrake' e tive que sair porque não deu para conciliar. Fiquei muito triste, eu queria que o Boca voltasse, era um cara superpopular que enganava os mauricinhos da novela."
 
 
Cenas de "Malhação 2014"
Cenas de "Malhação 2014"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos