"Helix" estreia com personagem brasileiro e investigação sobre vírus letal

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/AXN

    O ator canadense Mark Ghanimé é o Major Sergio Balleseros em "Helix". Brasileiro de origem, ele tem um caráter dúbio e esconde alguns segredos na série

    O ator canadense Mark Ghanimé é o Major Sergio Balleseros em "Helix". Brasileiro de origem, ele tem um caráter dúbio e esconde alguns segredos na série

O sistema de alto-falantes de um laboratório isolado no Ártico avisa: "Contaminação, contaminação, contaminação". Enquanto isso, corpos de cientistas cobertos de sangue preto são encontrados no chão e assim o misterioso vírus que conduz a história de "Helix" é descoberto.

A primeira temporada da série de ficção científica estreia no Brasil nesta sexta-feira (8), às 22h, pelo canal AXN. "Helix" narra os esforços de uma equipe de cientistas para descobrir a origem de uma doença desconhecida.

Entre os profissionais designados para a missão está o Major Sergio Balleseros, que apesar do sobrenome soar mais espanhol do que português, é brasileiro na série. Quem dá vida ao oficial do exército americano é o ator canadense Mark Ghanimé.

Em entrevista ao UOL, Ghanimé contou que tentou aprender português para o papel. "Achei difícil entender a diferença entre português e espanhol. Um dos motoristas da nossa equipe é brasileiro e ele me ajudou com a pronúncia", disse.

O ator também contou que pesquisou sobre as favelas brasileiras para entender o local onde Major Balleseros cresceu e admitiu estar ansioso para conhecer o Brasil. "Nunca estive no país, mas essa viagem definitivamente está na minha lista de coisas para fazer antes de morrer", disse. Para ele, a visita ao país será uma oportunidade para pesquisar e acrescentar características ao personagem. "Iremos entrar mais em contato com o passado dele na segunda temporada", adiantou.

Divulgação/AXN
Cena de "Helix" mostra cientista infectado com o vírus criado em laboratório
"Não é um cara legal"
Como o primeiro ano da série já foi exibido completamente nos Estados Unidos, Ghanimé ganhou alguns fãs brasileiros no Twitter. O ator tem o hábito de tuitar durante a exibição dos episódios. "Tento responder a todos os seguidores e até traduzir alguns tweets para o português. Acho legal essa interação com os fãs, afinal sem eles, a série não existiria".

Apesar do bom relacionamento com o público do Brasil, Ghanimé avisa para os brasileiros não esperarem boas coisas do Major Balleseros. "Talvez as pessoas se identifiquem pelo lugar de onde ele veio e pelas dificuldades que passou, mas ele não é um cara legal", adiantou.

O caráter dúbio de Balleseros fica exposto logo no primeiro episódio da série. Em princípio, ele se mostra inofensivo, já que está na equipe de investigadores só para checar a estrutura do laboratório em busca de evidências que ajudem a solucionar a origem da doença. "É um bombeiro chique", desdenha uma personagem da série em uma das sequências de apresentação. No entanto, ao fim do capítulo, descobrimos que Balleseros é um infiltrado e tem intenções diferentes das que mostra.

Fã de ficção científica e de séries como "Battlestar Gallactica" e "Star Trek", Ghanimé define "Helix" como uma série "cheia de coisas escondidas". "Todo personagem está escondendo alguma coisa. Vocês podem esperar muitas reviravoltas". 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos