Morre a atriz Dora Bryan, de "Absolutamente Fabulosas", aos 91 anos
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução/Youtube
A atriz britânica Dora Bryan, conhecida por seus papéis no filme "A Taste of Honey" e na série "Absolutamente Fabulosas", morreu nesta quarta-feira (23), aos 91 anos, de causas desconhecidas. Ela faleceu em um hospital em Hove, na Inglaterra, ao lado de seus dois filhos, Daniel e William Lawton.
"Foi de partir o coração, mas foi tranquilo. Ela nos deixou. Ela era uma mulher pequena, mas sua constituição foi incrível. Ela adorava estar no palco, isso é o que ela queria: não só fazê-lo, mas ela era boa nisso", disse Daniel em entrevista divulgada pelo site do jornal "The Guardian".
Dora também interpretou personagens em espetáculos que se tornaram famosos no Brasil como "Alô, Dolly!" (1966-1968), "Os Homens Preferem as Loiras (1962)" e "As Alegres Comadres de Windsor (1984)". Ela também recebeu o prêmio Laurence Olivier, em 1996, de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel na peça "Harold Pinter's The Birthday Party". Sua interpretação no filme "A Taste Of Honey" também lhe rendeu um prêmio Bafta de Melhor Atriz.
Recentemente, Bryan ficou conhecida por estrelar o sitcom britânico "Last of the Summer Wine", que se tornou o mais visto em todo o mundo, exibido de 1973 a 2010.
Bryan usava cadeira de rodas desde os 80 anos e, apesar de seu sucesso na tela, lutou contra uma depressão ao longo de sua vida. Ela sofreu vários abortos, antes de adotar Daniel e Georgina, que morreu com apenas 36 anos após uma longa batalha contra o alcoolismo.