Globo exibe "O Auto da Compadecida" em homenagem a Suassuna

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Marco Nanini e Matheus Nachtergaele em cena de "O Auto da Compadecida"

    Marco Nanini e Matheus Nachtergaele em cena de "O Auto da Compadecida"

Em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, que morreu nesta quarta-feira (23) devido a parada cardíaca provocada por hipertensão intracraniana, a Rede Globo vai exibir, no começo da madrugada desta quinta, o filme "O Auto da Compadecida", baseado na obra homônima do autor. O Cinema Especial vai ao ar depois do "Programa do Jô", à 1h35. 

O filme, que tem Matheus Nachtergaele e Selton Mello nos papéis de João Grilo e Chicó, conta a história de dois sertanejos pobretões que passam a perna nos moradores de uma cidadezinha do Nordeste até que Grilo, depois de se defrontar com um temido cangaceiro, presta contas de seus atos a Cristo, ao demônio e a Nossa Senhora. Lançado em 2000, o filme é dirigido por Guel Arraes e tem ainda Denise Fraga, Diogo Vilela, Marco Nanini, Fernanda Montenegro no elenco.

Eleito para a ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 1989, Suassuna escreveu mais de 15 peças teatrais e seis romances ficcionais. Ele ficou conhecido nacionalmente por trabalhos como "O Auto da Comparecida", de 1955. A história --que virou minissérie da TV Globo em 1999 e foi adaptada para o cinema em 2000-- é uma comédia dramática na qual dois pobres sertanejos nordestinos, um mentiroso e o outro covarde, valem-se de pequenos golpes e biscates para conseguir tocar a vida.

Traduzido para diversas línguas --como alemão, espanhol, inglês e até mesmo polonês--, Suassuna construiu uma obra que mescla características do modernismo, simbolismo e barroco com traços típicos da cultura nordestina, como a literatura de cordel. Elementos da região, como a improvisação, são bastante comuns em seus textos. Foi um dos criadores, em 1970, do Movimento Armorial, que mistura literatura, dança, teatro, música e outras manifestações artísticas para se fazer arte erudita a partir da cultura da região.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos