O Rebu

Rosa de "O Rebu" é policial que gostaríamos na vida real, diz Dira Paes

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    Atriz é a inspetora policial Rosa, braço direito do delegado Pedroso, vivido por Marcos Palmeira

    Atriz é a inspetora policial Rosa, braço direito do delegado Pedroso, vivido por Marcos Palmeira

Uma policial exemplar, obcecada pelo trabalho e que gostaríamos de ter na nossa polícia da vida real. É assim que Dira Paes descreve Rosa Nolasco, inspetora que interpreta em "O Rebu". Braço direito do delegado Pedroso (Marcos Palmeira), ela tem papel fundamental na trama assinada por George Moura e Sergio Goldenberg e dirigida por José Luiz Villamarim. Isso porque o público conhecerá as pistas do assassino de Bruno (Daniel de Oliveira) por meio da investigação da dupla.

Para a personagem, Dira buscou inspiração nas policiais com quem teve contato durante a preparação e até mesmo em alguns homens da polícia. "A Rosa não foi uma policial tardia. Ela é daquele tipo de profissional que faz da profissão a sua própria vida. Aquela que desde criança quis ser policial", destacou.

Além da preparação física, a atriz explicou que fez uma preparação investigativa. "Para apreender o vocabulário da polícia também, como é essa postura, como é que o policial se refere a quem ele está interrogando, que no caso eles chamam de 'oitiva'. Essa preparação da investigadora foi muito bacana", lembrou.

Durante a parte prática, Dira afirmou ter ficado surpresa com o contato que teve com a realidade dos policiais. "Passei um dia nas diligências, fazendo as buscas e tivemos uma vítima. Pude observar o trabalho 'in loco'. E é uma sensação de risco mesmo, você vê que é uma profissão que tem que ter muita paixão. Eu acho que a Rosa e o Pedroso são os policiais que a gente quer na nossa polícia. Eles são policiais por paixão, por vocação e por profissão. Eu acho que isso é incrível", elogiou, acrescentando não saber se os dois são os heróis da história. "Mas que eles vão descobrir o assassino eles vão", garantiu, aos risos.

A história

Exibida originalmente em 1974, com grandes atores como Lima Duarte, Arlete Salles e Carlos Vereza, "O Rebu" ganha uma versão com mudanças na história e atores igualmente importantes no elenco.

Tony Ramos, Patrícia Pillar, Cássia Kiss Magro, José de Abreu e Vera Holtz são atores veteranos que compõem a equipe da novela. Já entre a nova geração de intérpretes, os destaques são Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e Jesuíta Barbosa.
 
A trama de "O Rebu" gira em torno de um crime ocorrido durante uma grande festa celebrada na casa da empresária Angela Mahler (Patrícia Pillar). Depois que o corpo de Bruno é encontrado na piscina, todos os presentes na mansão passam a ser investigados pelo delegado Nuno Pedroso (Marcos Palmeira) e sua assistente Rosa (Dira Paes). Com 36 capítulos, a trama se passa em um só dia, com cenas de flashback.
 
Cenas de "O Rebu"
Cenas de "O Rebu"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos