O Rebu

Redes sociais vão ajudar na investigação da morte de "O Rebu"

Do UOL, no Rio

Selfies de mulheres reunidas, comentários animados, vídeos, qualquer publicação feita pelos participantes da festa, o principal cenário de "O Rebu", que estreia dia 14 de julho na Globo, será usada como parte da investigação policial da inspetora Rosa Nolasco (Dira Paes) de um crime ocorrido na mansão da empreiteira Angela Mahler (Patrícia Pillar). O evento promovido por Angela termina com uma pessoa morta na piscina do casarão localizado na região serrana do Rio de Janeiro.

"As redes sociais dão um colorido e estão ligadas ao presente momento. Em qualquer evento hoje em dia existe a festa real, das pessoas que estão no local e a festa virtual, em que muitas pessoas acompanham em tempo real", disse o autor George Moura no lançamento da trama.

"Não tinha como fugir, a realidade é essa, isso está integrado na história. A própria polícia hoje trabalha investigando pela rede social", contou o também autor Sergio Goldenberg.

Betina, personagem de Laura Neiva, é uma das convidadas que será investigada na internet. Amante de redes sociais, ela é a responsável por fotografar o evento.

Para que o telespectador participe e opine nas investigações, a Globo criará perfis dos personagens em redes sociais e terá um espaço no site oficial da novela com imagens e detalhes ocorridos na festa.

AgNews
Personagem de Laura Neiva é contratada para fotografar a festa
3500 fotos em três semanas de gravações

Durante as gravações da novela no palácio Sans Souci, em Bueno Aires, na Argentina, usado como locação para a mansão de Angela, a produção de arte deu uma atenção especial para o elenco entrar no clima das redes sociais. Os atores usaram cerca 30 aparelhos, entre smartphones e tablets, e fizeram mais de 3500 fotos em três semanas de gravações.

"A Laura Neiva é o nosso dedinho mais nervoso. Este é o segundo olhar deste mundo", contou o produtor de arte Moa Batsow.

Na coletiva de imprensa para apresentar a trama, os jornalistas tiveram acesso ao cenário montado para a parte interna da mansão. O salão principal, construído em estúdio, tem 620 metros quadrados e ficará montado durante todo o período de gravação. "A cenografia se preocupou muito com a continuidade, já que temos cenas começando na externa, entrando no estúdio e depois saindo para a externa de novo. O projeto exige uma cenografia muito bem acabada", explica o cenógrafo Fábio Rangel.

A novela, que terá 36 capítulos, se desenrola em torno de uma festa e de um assassinato que ocorre nela e se passa em três tempos: na festa, com encontros e desencontros amorosos e jogos de interesses em torno de um grande negócio, o dia seguinte quando acontece a investigação policial sobre a morte e flashbacks com os personagens, que podem ser os responsáveis pelo crime.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos