Final da 4ª temporada de "Game of Thrones" supera audiência do ano anterior

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/HBO

    Tyrion Lannister (Peter Dinklage) é um dos personagens de destaque na quarta temporada de "Game of Thrones"

    Tyrion Lannister (Peter Dinklage) é um dos personagens de destaque na quarta temporada de "Game of Thrones"

"Game of Thrones", a série mais popular da história do canal HBO, atingiu uma média de 7,1 milhões de telespectadores no domingo (15), com o último episódio da quarta temporada.

A audiência não chega a ser um recorde para esta temporada, mas é superior ao número de espectadores sintonizados na semana anterior (6,95 milhões) e 32% maior do que a season finale do ano passado (5,39 milhões). A maior audiência da série aconteceu no dia 18 de maio, quando chegou a 7,195 milhões. 

No início deste mês, a HBO informou que "Game of Thrones" se tornou a série mais popular da história do canal, superando o recorde de "The Sopranos" ("Família Soprano).

A quarta temporada de "Game of Thrones" chegou ao fim com importantes reviravoltas e a morte de vários personagens da trama. E o diretor do episódio, Alex Graves, afirmou que os acontecimentos irão "reiniciar" a série.
 
A HBO disse que o programa teve uma audiência que somou 9,3 milhões de telespectadores considerando transmissões ao vivo e repetições. O canal a cabo, propriedade da Time Warner, ainda não divulgou a audiência total, que inclui os vídeos pagos e a transmissão móvel.
 
ALERTA: O TEXTO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DETALHES DA SÉRIE, NÃO LEIA.
 
"O jogo vai mudar dramaticamente. O episódio inteiro reinicia a série e a leva a um território que nenhum final jamais levou. A verdade é que ele retrata o grande ponto de virada no meio dos livros, em que nós realmente viramos para a esquerda e nos dirigimos a um novo terreno", disse em entrevista à revista "People".
 
O diretor fez mistério em relação à quinta temporada da série. "A única coisa que contaria a você é que nunca contaria nada sobre a próxima temporada", brincou.
 
Momentos decisivos
Graves ainda comentou sobre dois momentos importantes do episódio final da temporada – sendo um deles a mais chocante reviravolta do episódio, a morte de Tywin (Charles Dance) por seu filho Tyrion (Peter Dinklage), enquanto estava sentado no banheiro.
 
O diretor comparou o assassinato à morte de Ned Stark (Sean Bean) na primeira temporada da série e disse que a despedida de Charles Dance foi difícil. "Foi como o último dia de seu presidente favorito. Foi importante porque todos são loucos por Charles e por Tywin. Eu fiz um grande discurso sobre Charles e todos nós o aplaudimos e ele ficou muito emocionado".
 
O momento em que Daenerys (Emilia Clarke) tranca dois de seus dragões em uma catacumba foi outro lembrado por Graves, que adiantou que será possível ver um pouco de loucura na personagem no futuro.
 
"Os dragões estão matando pessoas e não podem realmente ser controlados, então ela precisa trancá-los para sempre, teoricamente. Acaba com ela completamente destruída, ela perdeu tudo o que tinha apenas para poder governar. E por causa do sangue Targaryen, você começa a ver um pouco de loucura, e isso estará no futuro da personagem", afirmou o diretor.
 
Final sangrento
Mantendo a tradição de surpreender os fãs com mortes inesperadas (com a exceção dos que já leram a saga literária 'As Crônicas de Gelo e Fogo', na qual a série é baseada), o último episódio da quarta temporada levou vários personagens importantes da trama.
 
Além de Tywin, Tyrion também matou Shae (Sibel Kekilli), a mulher que amava, ao encontrá-la na cama de seu pai. Ele já estava decepcionado a ex-prostituta por ela tê-lo traído e deposto contra ele em seu julgamento. Condenado à morte por um crime que não cometeu - o assassinato de Joffrey (Jack Gleeson) -, Tyrion conseguiu fugir de Porto Real.
 
Companheiro de jornada de Bran (Isaac Hampstead-Wright), Jojen (Thomas Brodie-Sangster) também morreu, pouco após eles chegarem ao local onde o herdeiro Stark encontrou o corvo de três olhos que aparecia em seus sonhos. Jojen foi esfaqueado por um dos esqueletos que guardava o local - e depois é revelado que o rapaz já sabia que morreria.
 
Sandor Clegane (Rory McCann), conhecido como "Cão de Caça", ficou com o final em aberto. Ele ficou gravemente ferido após uma batalha contra Brienne (Gwendoline Christie), que estava tentando resgatar Arya (Maisie Williams). Ele implorou à garota que o matasse de vez, mas ela ignorou seus apelos e o deixou para morrer lentamente antes de pegar um navio em direção à Braavos.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos