"Não precisa ser sisudo para passar credibilidade", diz Celso Zucatelli

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Photo Rio News

    Celso Zucatelli, que abriu conta no Twitter para acompanhar a campanha de Obama, acha que comentaristas de internet também devem ser responsabilizados juridicamente quando se excederem

    Celso Zucatelli, que abriu conta no Twitter para acompanhar a campanha de Obama, acha que comentaristas de internet também devem ser responsabilizados juridicamente quando se excederem

Em tempos de Copa do Mundo, os âncoras de diversos telejornais têm deixado de lado o protocolo e feito comentários descontraídos sobre a cobertura e até sobre os erros e gafes cometidos, como aconteceu com Patrícia Poeta, que foi pega pela câmera "bufando" ao lado de Galvão Bueno.

Embora o público faça piada da espontaneidade dos jornalistas, Celso Zucatelli, apresentador do "Hoje em Dia", da Record, diz não ver problema neste tipo de comportamento.

"Não precisa ser sisudo para ter credibilidade. A gente se acostumou a pensar que ser imparcial é não ter reação. Tudo tem limite, claro. Não precisa falar palavrão no ar, por exemplo, embora a gente faça isso vez ou outra na vida. Também acho que a gente tem que comentar o que tem de ser comentado. Como telespectador eu sinto falta de comentário."

Zucatelli, que já foi correspondente da Record nos Estados Unidos, também fala que os comentários, no entanto, exigem responsabilidade. "Você é responsável pelo que escreve e pelo que diz. Quando aquela âncora do SBT deu aquela opinião, a gente precisa levar em conta que ela não invadiu o estúdio e saiu falando sozinha. Ela foi contratada por uma emissora para fazer aquilo", disse o apresentador, que  acredita que comentaristas de internet, assim como jornalistas, devem ser responsabilizados pelo que publicam.

"Hoje em dia, você dá sua opinião e o leitor tem espaço para comentar. Eu costumo não me irritar com comentários contrários a mim. A gente tem seguidor e tem perseguidor. Só me irrita quando a pessoa não entende ou distorce o que eu disse. Por isso eu acho que leitores também devem ser responsabilizados pelo que escrevem, aí fica justo para todo mundo", opina Zucatelli, que entrou para o Twitter quando cobriu a campanha e a posse do presidente americano Barack Obama.

O jornalista conta que hoje, no entanto, usa mais o Instagram, que está conectado a sua conta no Twitter. Ele explicou ainda porque em seu perfil nas redes sociais não se veem discussões e bate-bocas com leitores. "Meus outros leitores não merecem presenciar esse tipo de coisa. Hoje em dia as pessoas faltam muito ao respeito umas com as outras e confundem opinar com atacar."

Copa e "Aprendiz"

Durante a Copa, Zucatelli diz que vai não apenas torcer, mas também comentar os jogos em seu programa. Ele também minimizou a recomendação do bispo Edir Macedo para que seus fieis façam jejum e não assistam TV durante a duração do evento.

"O departamento de esportes da emissora está fazendo a cobertura do evento normalmente, de acordo com todas as restrições de material em vídeo, claro. Mas nós podemos comentar os jogos no programa normalmente."

Zucatelli também falou sobre o reality "O Aprendiz – Celebridades", do qual é fã. Embora não tenha afirmado preferência por nenhum, disse acreditar que a vencedora será Beth Szafir.

"A gente está falando de um programa sobre liderança. O Roberto [Justus] sempre procura gente com esse perfil. E a Beth é uma líder. Agora, fiquei bem triste com a saída do Nahim."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos