Marcius Melhem vibra com o sucesso de "Tá no Ar" e garante nova temporada

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

O último programa da temporada de "Tá no Ar: A TV na TV" será exibido nesta quinta-feira (4), mas o clima nos bastidores não é de despedida. A atração agradou tanto que é certa a sua volta na grade da TV Globo. "Ainda não bateram o martelo do dia da semana, da hora nem a data do retorno. Conversamos com a emissora, mas está tudo praticamente certo. Já estamos escrevendo novos programas", entrega Marcius Melhem ao UOL.

Melhem, Marcelo Adnet e o diretor Maurício Farias são os criadores do programa humorístico que em quase dois meses no ar – estreou no dia 10 de abril – arrebatou os telespectadores. "A repercussão foi extremamente positiva. A gente queria fazer um programa com um DNA muito próprio e que tivesse uma subversão da linguagem da televisão, uma crítica por dentro. Lógico que nós queríamos que ele fosse aceito e que as pessoas gostassem de assistir, e foi o que aconteceu. Deu certo", vibra.

Reprodução
A sátira de "O Programa Sílvio Santos" apareceu por cinco segundos, o tempo de Adnet falar: "Oi! O que eu tô fazendo neste canal? Tá errado!"

O programa é semanal, tem a duração de aproximadamente 20 minutos e conta com uma equipe com 11 integrantes no elenco, que gravam seis dias por semana. As gravações não são só para produzir os quadros maiores, mas envolvem também aqueles takes que duram cerca de cinco segundos e fazem o telespectador ter a sensação de que está zapeando. 

"Foi algo que deu muito certo, e a ideia era aquilo mesmo. Colocar vários takes para reproduzir a experiência que o espectador tem ao assistir a televisão usando o controle remoto. Tudo é roteirizado. São fragmentos que trazem cenas dos próximos capítulos ou cenas que gravamos justamente para preencher aquela troca de canais", detalha.

A nova temporada terá o mesmo formato, elenco e conceito, mas com algumas surpresas. "Estamos criando isso agora. Não posso dar detalhes", brinca. Com sátiras envolvendo o mundo da televisão, o "Tá no Ar" fez piada com política, música, celebridades e religiões. A repercussão negativa do esquete chamada "Crentes", inspirado no seriado "Friends", imaginando se os seis amigos fossem evangélicos, exibido no dia 22 de maio não chateou Melhem e sua turma. Pelo contrário. "A gente brinca, não ofende. Temos o maior cuidado com tudo. A gente sacaneia a gente mesmo", disse o humorista.

Divulgação/Globo
Leandro Hassum e Marcius Melhem em "Os Caras de Pau"
Este é o primeiro programa humorístico que Melhem faz sem Leandro Hassum, com quem trabalhou em "Zorra Total" e "Os Caras de Pau" e que desde maio está no ar em "Geração Brasil", seu primeiro trabalho em uma novela. "Nós temos um casamento aberto. Como ator, eu já tinha feito a novela 'Caminhos das Índias' em 2009, mas programa humorístico foi realmente o primeiro. Senti falta do Leandro e vou sentir sempre, mas é importante que a gente trabalhe também separado, junto, separado e por aí vai", assume.

Futebol sem perder a piada
Escalado pela Globo para a cobertura da Copa do Mundo -- o ator participará do "Central da Copa", ao lado de Thiago Leifert e Alex Escobar --, Melhem diz que gosta de "dar palpites" na seleção como todo o brasileiro e que não vai deixar o humor de fora. "Vão ser comentários espontâneos, como eu sempre faço quando sou chamado. Fiz isso na outra Copa, na Copa das Confederações. O lado sério é com os jornalistas especializados, né?", disse o humorista, que revelou suas apostas para o Mundial. "Na Copa 2010, na África do Sul, apostei na Espanha e a 'Fúria' ganhou. Acho que dessa vez vai dar Brasil. Vou torcer feverosamente. Se não der Brasil, vou torcer para a Alemanha".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos