Em Família

Humberto Martins defende Virgílio em briga com Laerte: "Cascudo"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

Inimigos de longa data, Virgílio e Laerte, de "Em Família", se enfrentaram em mais um confronto com direito a socos, pontapés e sangue no capítulo desta quarta-feira (28). Humberto Martins, que carrega uma cicatriz no rosto de seu personagem por causa de uma briga no passado com seu rival --interpretado por Gabriel Braga Nunes--, explica que algumas vezes os atores acabam se machucando durante as gravações para que tudo pareça bem real.

"É difícil marcar uma briga dessas, com duas pessoas que não são lutadoras e não têm técnicas. É complicado fazê-la ficar dentro da realidade. A gente tem que estar muito próximo, corpo a corpo, se socando. Dá mais trabalho fazer uma briga assim, você não tem recurso técnico, tem que criar uma coisa natural, de ira de cada um em sua personalidade. Para ficar bem real a gente dá umas cabeçadas, dá uns trancos, umas cotoveladas, não tem como evitar, é normal, nada grave", contou o ator, que defendeu a atitude do personagem e até apontou semelhanças com ele.

"Ele já está pressionado demais com toda essa confusão, explode naquele momento. O Virgílio é um cara que mexe com cavalo, que faz tudo, que nem eu, leva a vida parecida com a que eu tive. Eu fui pedreiro, a gente é cascudo. É por isso que ele bate no outro, que sempre foi um bon vivant, nunca domou um cavalo, nunca carregou saco", destacou ele, que acredita que a cicatriz do personagem não traga problema de autoestima. "Ele é homem, homem não liga muito para essa coisa, sei como é".

Com crise no seu casamento com Helena (Julia Lemmertz), problemas com seu funcionário Jairo (Marcello Melo Jr) e tendo que aceitar o relacionamento de sua filha Luiza (Bruna Marquezine) com Laerte (Gabriel Braga Nunes), Virgílio tomará a decisão de sair de casa, em cena prevista para ir ao ar no capítulo de segunda-feira (2).

Felipe Panfili e Felipe Assumpção/AgNews
Julia Lemmertz e Humberto Martins formam o casal Helena e Virgílio de "Em Família"

"O Virgílio está sufocado com tudo isso. Ninguém ajuda na família, só ficam comendo dinheiro, só ele e Leninha que trabalham. Ele está de saco cheio de tudo isso. Faço o personagem dentro do contexto que vou entendendo da história. Essa realidade atual, já está deixando ele com a sensação de que já cumpriu sua missão. Ele está sob muita pressão", analisou.

Apesar dos problemas familiares, Virgílio é sempre muito amoroso com a filha, outra característica que o ator afirma que também é presente em sua vida pessoal com os filhos, Thamires e Humberto Filho, do seu casamento com Ana Lúcia Mansur, e Nicole, fruto de sua relação com Andréa Abrahão. 

"A minha relação com os meus filhos é igual, muita coisa eu transfiro para o personagem. Tem um bordão que uso com meus filhos, que eu faço com a Bruna [Marquezine]. Acredito no amor, o amor é tudo", derrete-se ele, que diz não saber como reagiria se sua filha se envolvesse com um inimigo do passado, como acontece na novela.

"É uma pergunta muito sinistra, não passei por ela, como vou saber? Não posso pré-julgar. Pelo que conheço da minha filha, ela não tomaria essa atitude, ela seria mais da razão, ela já tem 24 anos. Não dá pra comparar a obra de ficção com a realidade", opina.

  • 30247
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2014/05/28/com-quem-virgilio-humberto-martins-mais-combina.js

Sobre um possível romance de Virgílio com Shirley (Viviane Pasmanter), o ator não acha provável, mas vê como uma grata surpresa caso o personagem se envolva com a perua malvada. "A Shirley não combina com ele. Só se ele desse a louca nele e resolvesse mudar da água para o vinho."

Orgulho de trabalhar com Maneco
Com 27 anos de TV Globo, o ator de 53 anos comemora o papel em sua primeira novela de Manoel Carlos e garante que o elenco já está acostumado a lidar com a pouca frente nos capítulos.

"Fico muito feliz, é uma dádiva, é um registro totalmente diferente de outros personagens. Me deu uma grande satisfação, nunca tinha trabalhado com o Maneco, é a última novela dele, sou muito grato. Trabalhar com o Maneco é empolgante, você tem que trabalhar sutilezas no texto, é muito de dentro o personagem. é uma grande surpresa".

Divulgação/TV Globo
Nacib, de "Gabriela" é o personagem preferido de Humberto Martins em sua fase atual

O clima nos bastidores de "Em Família", segundo o ator, é agradável e, como em qualquer ambiente de trabalho, é inevitável que surjam alguns contratempos.

"A relação nos bastidores é maravilhosa, é um elenco muito unido, com pessoas muito bacanas, muito dignas, íntegras. é uma novela séria, a gente fica muito focado, mas um focado amigável, não existe rivalidade. Todo trabalho tem problema, e as pessoas têm problemas, é a mesma coisa em qualquer trabalho, mas em geral é tudo muito bom. É uma novela difícil, todo mundo tranquilo, bem equilibrado", diz o intérprete de Virgílio, personagem que considera um dos mais importantes da sua fase atual, ficando atrás do Nacib de "Gabriela".

"Cada um deles marca um determinado momento, depois do Nacib, esse é o mais importante. São bem interessantes. É muito gostoso pensar em tudo o que aconteceu, a trabalheira que dá, mas vale a pena", conclui.

Cenas de "Em Família"
Cenas de "Em Família"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos