Meu Pedacinho de Chão

"Feminina, mas meio rock", diz Paula Barbosa sobre a transformação de Gina

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Meu Pedacinho de Chão/Gshow

    Paula jura que não esperava o sucesso de Gina na trama das 18h e diz que sua personagem é cativante

    Paula jura que não esperava o sucesso de Gina na trama das 18h e diz que sua personagem é cativante

Esqueçam os vestidos rosa, os laços nos cabelos e as luvinhas românticas ao imaginar o figurino mais feminino que a Gina da novela "Meu Pedacinho do Chão" irá adotar nos próximos capítulos. O amor por Ferdinando vai transformar a "mulher-homem", como é conhecida e chamada por toda a Vila de Santa Fé, em linda mocinha. "Ela fica mais feminina, só que uma coisa meio rock and roll. Feminina, mas nem tanto. A Gina vai passar a usar roupas com tons fortes, como vermelho, verde, preto e branco, e poucos acessórios, justamente por causa da sua personalidade não tão suave e delicada. A essência, o jeito de ser, de falar, tudo que ela pensa e o trabalho na roça vão continuar. Ela só vai deixar aflorar a mulher que sempre existiu ali dentro", entregou Paula Barbosa.

Aos 27 anos, Paula não esconde uma ponta de orgulho com o sucesso de sua personagem. Nada mal para quem está no seu terceiro trabalho na TV. "Está sendo muito gostoso o assédio do público. Mesmo com o visual bem diferente na novela, todo mundo me reconhece e vem falar, brincar e dizer que está torcendo pelo o namoro com o Ferdinando. Eu juro que não esperava que as pessoas fossem gostar tanto dela, mas ela é muito gostosa, muito cativante", contou a atriz, que leva duas horas para deixar a Paula e entrar na Gina. 
 
"Colocar a roupa até que não demora, o problema é o cabelo mesmo. Não é peruca, não! Tem um pouco meu e o restante um megahair que precisei colocar para dar mais volume. Ao todo, são três cabeleireiros que desembaraçam os fios, lavam, hidratam, fazem babyliss e depois soltam os cachos para dar aquele estilo mais selvagem. Dá muito trabalho", zombou Paula que admite ser esse o seu papel mais desafiador. "No teatro, já tinha um idoso, que ficava parado no canto. Foi super interessante porque ninguém me reconhecia, um caracterização muito louca. A Gina está sendo o maior desafio até porque televisão é muito complicado. Os capítulos vão vindo aos poucos, a gente não sabe direito para onde o personagem vai. No teatro, você sabe o inicio, meio e fim".
 
Neta do autor da trama, o dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, Paula conta que sempre pega dicas com o avô. "Nos falamos todos os dias. Ele sempre comenta sobre as minhas cenas. Isso é ótimo". A atriz é filha de Edilene e sobrinha de Edimara, também autoras de novelas. Escrever está no DNA dos Barbosa. "Eu sempre tive momentos de inspiração para escrever. Tenho uma peça infantil, 'O Meu Primeiro Namorado', que estou naquela fase de buscar recursos. Nunca tive a pretensão de ser autora, mas é algo que me fascina e sempre foi presente na minha vida", explicou.

.

Reprodução Instagram
Antes de investir na carreira de atriz, Paula Barbosa começou três faculdades
Paula demorou a dizer "sim" para a carreira de atriz.  "Na verdade, sempre fiz teatro na escola, mas era diversão, hobby. Na época do vestibular, pensava em ter uma profissão e levar o teatro meio paralelo. Fiz um ano de Direito, dois de Fonoaudiologia, um semestre de Publicidade e Propaganda e como nada me preenchia, resolvi  então fazer a Faculdade de Teatro, no Célia Helena. Só que ainda não estava tão segura e fiz também técnico de Estética. Cheguei até montar  uma clínica, em 2009, mas agora fechei para focar na novela e, principalmente, na minha carreira de atriz. Estou muito feliz e certa de que estou caminhando na direção certa", revelou Paula, que é noiva do músico Diego Dália, com quem pretende se casar assim que a novela acabar. "Quero uma festa e um belo vestido branco".

E a Gina? Vai casar com Ferninando e ser feliz para sempre? "Ah!!!. Eu espero que sim. Como em toda fábula, o final tem que ser feliz para os dois. Acho que o público quer isso e eu também quero", finalizou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos