Dona de um programa de culinária, Bela Gil revela que sonhava ser cantora

Ana Cora Lima

Do UOL, no RIo

Bela Gil tinha tudo para ser cantora e seguir os passos de duas das irmãs mais velhas, Nara e Preta. Sétima dos oito filhos de Gilberto Gil, ela até tentou soltar a voz, desejou ter uma banda, mas desafinada como só, acabou se aventurando em outra paixão do pai: gastronomia. "É uma unanimidade na família o meu não dom para cantar. Infelizmente, porque eu adoro, mas aí eu puxei o outro lado do meu pai, que é a coisa da alimentação. Cresci o vendo comer arroz integral, tofu, verduras e legumes, essas coisas mais naturais. Com certeza estava no DNA essa paixão pela culinária, pela comida mais saudável", contou a apresentadora do "Bela Cozinha", do GNT.

E foi no amplo apartamento do pai, em luxuoso condomínio em São Conrado, na Zona Sul do Rio, que Bela recebeu a equipe do UOL. Entre um take de gravação e uma olhada em direção ao fogão, onde preparava um prato oriental, a chef de cozinha falou sobre a vida e o trabalho. O aroma que vinha da cozinha e se espalhava pela casa inteira e até Flor, sua filha de cinco anos quis saber o que a mãe estava preparando e, claro, pedir um colo."Trabalhar em casa tem esse lado bom de ter todo mundo por perto, mas tem o lado ruim de ver os móveis fora dos lugares e desse entra e sai danado de pessoas. Gravamos duas vezes, no máximo, três vezes por semana e todo mundo ja se acostumou", explicou.  

Já se preparando para o segundo ano da atração, com estreia marcada para o segundo semestre de 2014, Bela, que está com 26 anos, ri ao falar da desenvoltura e segurança à frente das câmeras "A primeira temporada me ajudou bastante. Foram 13 episódios que me deram um maior contato, um "feeling" que eu não tinha antes, mas nunca tive problemas com essa coisa de 'ação, gravando'", brincou a moça, que tem também outra teoria com relação a sua total desenvoltura no comando do programa. "É muito mais fácil falar do que você sabe, do que você domina. Você fica mais desinibida, mais solta".
 
Quando foi para Nova York, há sete anos, Bela Gil planejava passar três meses na cidade para melhorar o inglês. Lá, na terra do Tio Sam, ela fez faculdade de Nutrição (está tentando revalidar o diploma no Brasil) e estudou Ayurveda no The Natural Gourmet Institute. Até que o convite para estrelar um programa de TV e a possibilidade de comandar o "Spa da Bela" a trouxeram de volta. "O GNT tinha me chamado para fazer outro programa com eles, o 'Alternativa Saúde', mas durante as conversas chegamos a conclusão de fazer um programa de culinária com foco em comida saudável", explicou Bela, que coloca a mão e a cabeça na massa.

André Durão/UOL
Bela Gil cozinha, escreve os roteiros e ainda escolhe temas e convidados das sua atração

"Escolho temas e os convidados e aí a GNT e a [produtora] Conspiração aprovam, dão palpites. Normalmente, parte de mim os temas e os convidados porque eu estudo bastante, vejo quem tem a ver com o que, faço esse link, e isso é bem legal. Escrevo também parte do roteiro e passo depois para a  equipe dos roteiristas, mas a cabeça mesmo do programa é minha", admitiu Bela, a cozinheira oficial da casa da família Gil.  "Adoro cozinhar e não existe um lugar melhor para colocar tudo isso em prática do que a minha casa. Faço os meus experimentos e dou para o meu irmão, que tem um paladar meio junk, ou para o meu pai, que tem um paladar totalmente diferente, meio natureba. Eu tenho cobaias de todos os estilos que me ajudam a formular um prato muito bom", entregou as gargalhadas.
 
Curry, leite de amêndoas, gengibre e aipo são alguns dos ingredientes bastante usados nas receitas da apresentadora e chef de cozinha, que para muitos são bem complicados. Bela discorda. "O programa desmistifica isso. É muito fácil de se fazer, de seguir as receitas o que não pode é ter preguiça porque leva tempo. Para fazer um bolo por exemplo, você não pega o leite da caixinha, você faz o leite, pega a amêndoa, bate com água no liquidificador. Que dificuldade tem isso? É preciso fazer essa escolha, dizer o sim e ter o foco na saúde".
 
E por falar em saúde, a família Gil sempre foi bastante ligada ao tema. "Quando eu era criança eu tomava refrigerantes, comia junk food, mas por causa dos meus pais comia também vegetais, legumes, arroz integral, grãos e frutas. É uma questão de vida saudável, e não de estética. Estética é uma consequência de uma alimentação boa", explica Bela, que ainda mantém seu spa vegetariano e vegano itinerante e pensa em abrir um restaurante num futuro próximo. "Tudo tem a sua hora. No momento, estou pensando nessa segunda temporada e quem sabe na terceira. O programa esta indo super bem, as pessoas estão gostando e acho que pode rolar uma terceira temporada, sim. Fico na torcida".
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos