Em Família

"Em Família": Alice descobre que é fruto de um estupro

Do UOL, em São Paulo

  • Thyago Andrade/Photo Rio News

    Erika Januza é Alice em "Em Família"

    Erika Januza é Alice em "Em Família"

Na novela "Em Família", Alice (Erika Januza) descobre que é fruto de um estupro. A revelação acontece após a jovem ouvir uma conversa entre Neidinha (Elina de Souza) e Virgílio (Humberto). As informações são do jornal "Extra", que faz parte das Organizações Globo. A cena da revelação do estupro está prevista para ir ao ar nesta terça-feira (15).

Ao fazer um visita para mãe na casa de repouso, a jovem acaba ouvindo atrás da porta a conversa entre ela e o tio Virgílio (Humberto Martins). 
 
Reprodução/Em Familia/GShow
Alice (Erika Januza) ouve conversa atrás da porta e descobre que é filha de um estupro
"Te peço que pense bem se você deve manter esse segredo a sete chaves, ao invés de se abrir, de alguma maneira, para a Alice", diz Virgílio. Neidinha, então, entrega a verdade sobre a gravidez de Alice.
 
"Vocês me falam que eu devia ter ido à polícia e registrado o crime. Que eu devia ter denunciado, me expondo diante de todo o mundo, mas precisam entender que, há vinte anos, quando isso aconteceu, eu era uma garota simples, que nunca tinha saído do interior de Goiás e estava vindo ao Rio, a uma cidade grande, pela primeira vez", contou.
 
"Também sabia que podia abortar, a lei me permitia dar esse passo, mas eu pensei: 'Que culpa tem essa criança para não merecer a vida? Que culpa ela tem de ser filha de um estupro?'", revelou. 
 
Reprodução/Em Familia/GShow
Alice (Erika Januza) descobre que é fruto de um estupro e fica em choque
 
A estudante fica transtornada e se joga no mar tentando se matar. Após a tentativa falida de se suicidar, Alice entra no carro e chora desesperadamente. A estudante  liga para a Luiza (Bruna Marquezine), que vai ao encontro da amiga.

"Mas o que aconteceu, Alice, você está toda molhada. Entrou no mar?", pergunta Luiza. Alice responde que sim. "Mas que é que deu em você?". "Se tudo isso é porque brigou com o Matias (Jorge de Sá), eu te mato", diz a amiga.

Alice revela que ouviu uma conversa da sua mãe com o pai de Luiza. "Na hora que eu ouvi foi um choque tão grande que eu pensei que fosse cair dura. Logo eu que nem gosto de falar a palavra estupro, de tanto medo", conta.

"Uma vez eu achei que estava sendo seguida por um sujeito que me encarava com olhar malicioso, safado. Aí, de medo, saí correndo  pela rua, as pessoas olhando, não sabendo o que estava acontecendo. Mal sabia eu que a minha mãe tinha passado por isso, e que eu era fruto desse sofrimento dela. Me diz, Lu , o que eu faço com essa informação?"

Luiza fica em silêncio.  "Queria muito conhecer esse homem. Saber se está vivo, ver a cara que ele tem, se foi condenado por outro estupro, se cometeu vários, enfim: o que aconteceu com ele".  "Entendo. Eu penso que faria a mesma coisa. Pode ser, mas agora tem que esquecer, deixar morrer essa história dentro de você", opina Luiza.

As duas resolvem ir a uma ONG para mulheres vítimas de violência para arrumarem uma forma de punirem os culpados.

Após a primeira visita, a jovem leva a mãe na ONG, na companhia de Luiza e Helena e Neidinha. Depois da reunião, elas conversam e a estudante de dança tenta convencer Neidinha a dar seu depoimento. "Eu sei que você tem medo, mãe. Mas o medo tanto pode paralisar uma pessoa como empurrar essa pessoa pra frente. Pra mim é pra frente".

Cenas de "Em Família"
Cenas de "Em Família"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos