Meu Pedacinho de Chão

Irandhir Santos estreia em novela com cabelo inspirado em crina de cavalo

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Qualquer semelhança de Irandhir Santos com um cavalo não é mera coincidência. Para viver o capanga Zelão em "Meu Pedacinho de Chão", que estreou nesta semana, o ator foi buscar inspiração no animal. Até os cabelos do ator precisaram ser modificados.

"A ideia veio com a pesquisa do personagem, aproximamos ele ao cavalo. Uma das coisas que me chamou atenção foi a crina", explicou Irandhir. Para manter o novo visual ao longo dos quatro meses de novela, o ator tem sido obrigado a se comprometer com certos cuidados.

"Estou aprendendo a lidar com isso, preciso prender para a franja não ficar no olho e não posso mais tomar tanto banho de mar e de piscina como gostaria, coisas do meu cotidiano que tenho precisado mudar", ressaltou o ator em conversa com o UOL.

Globo/Estevam Avellar Quando o Luiz chama não é um convite, é uma convocação. Ele e o Benedito formam uma dupla de sucesso. Benedito é um autor brasileiro genuíno e Luiz é esse cara que vem propor mudanças Irandhir Santos, sobre aceitar papel na novela das seis

Na trama de Benedito Ruy Barbosa, Zelão é o braço direito do coronel Epa (Osmar Prado), no entanto, Irandhir afirmou que o personagem não se encaixa no rótulo de vilão. "Ele é quem ajuda ao Epa a manter a ordem, mas é um cara que tem um coração incrível que vai ser mostrado ao longo da novela. Digo que ele é um casco de cavalo com um coração pulsante dentro", disse Irandhir aos risos.

Fazendo sua estreia em uma novela, o ator revelou que o convite para "Meu Pedacinho de Chão" partiu do diretor Luiz Fernando Carvalho, com quem trabalhou na microsérie "A Pedra do Reino". "Quando o Luiz chama, não é um convite, é uma convocação. Ele e o Benedito formam uma dupla de sucesso. Benedito é um autor brasileiro genuíno e Luiz é esse cara que vem propor mudanças", opinou.

Irandhir frisou ainda que o "modo artesanal" de Luiz Fernando gravar se aproxima muito de suas experiências no teatro e cinema. "A abordagem do Luiz me lembra muito os meus ensaios de teatro e a maneira como ele filma me lembra um set de cinema com uma única câmera, então de alguma forma não tenho estranhado tanto", ressaltou.

"Por que você fez aquilo com o Cauã?"

Antes de viver Zelão, Irandhir Santos chamou atenção do público ao interpretar o capanga João na minissérie "Amores Roubados", exibida no início de 2014. O ator contou que a repercussão foi um pouco assustadora.

"Não estou acostumado com esse tipo de popularidade.Foi uma coisa curiosa essa aproximação, muita gente vinha me pergunta por que eu tinha feito aquilo com o Cauã [Reymond]", disse o ator referindo-se ao personagem de Cauã, o sommelier Leandro.

O final em aberto do vilão também foi motivo de comentários pelos telespectadores. Irandhir revelou que a central de atendimento ao telespectador da Globo recebeu inúmeras cartas cobrando uma resolução para a história de João.

"A opção de deixar o final em aberto não é recorrente na televisão, isso provoca as pessoas a usarem sua imaginação", analisou o ator.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos