"How I Met Your Mother" chega ao fim e alimenta teorias sobre personagens

Do UOL, em São Paulo

Depois de nove temporadas, a série "How I Met Your Mother" chega ao fim nos Estados Unidos nesta segunda-feira (31), cercada por teorias relacionadas ao destino de seus protagonistas – principalmente Ted (Josh Radnor) e a Mãe, que é interpretada apor Cristin Milioti e ainda não teve seu nome revelado.

ALERTA: O TEXTO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DETALHES DA SÉRIE, NÃO LEIA.

Cercado de especulações desde o início da série, o relacionamento de Ted e a mãe de seus filhos deve ter um destino trágico, segundo teorias propagadas por fãs nas redes sociais e em fóruns online e fortalecidas por uma declaração do cocriador da série Carter Bays, que adiantou em 2013 que o final do programa seria "de partir o coração". Uma das que ganhou mais força na reta final da temporada é a de que a mãe estaria morta – ou prestes a morrer – enquanto Ted conta a história dela às crianças.

A ideia ganhou força nas redes sociais após a exibição de "Vesuvius", 19º episódio da última temporada. Nele, em uma cena que se passa no futuro, Ted conversa com a mãe e conta a história do aparecimento repentino da mãe de Robin (Cobie Smulders) no casamento ela. A moça então pergunta "que tipo de mãe perderia o casamento da própria filha?" e, na mesma hora, os olhos de Ted começam a lacrimejar.

Alguns espectadores já haviam visto indícios desse possível final na oitava temporada. Em um dos episódios dela, Ted imagina que entra no apartamento da mãe e faz um discurso passional, que pode ser interpretado do ponto de vista de alguém que perdeu um ser amado muito antes da hora. "Exatamente daqui a 45 dias, você e eu iremos nos encontrar. Eu quero esses 45 dias a mais com você. Eu quero cada um deles. Eu sempre vou amar você, até o fim dos meus dias", diz o personagem.

O mesmo discurso, porém, pode apontar para outro final triste: A morte iminente de Ted. Isso explicaria também o porquê de ele fazer questão de contar aos filhos toda a história de como conheceu a mãe deles. Esse ponto, por sua vez, leva a outra teoria relacionada ao personagem, a de que ele estaria sofrendo do mal de Alzheimer, ou outra doença degenerativa, e gostaria de passar às crianças sua história antes que ela fosse esquecida. As duas hipóteses são reforçadas por declarações do cocriador Craig Thomas, que revelou que há uma razão específica para Ted ter tomado a decisão de contar sua história.  

Os fãs também apontaram a possibilidade de que Robin e Ted acabem juntos, retomando de vez o romance de idas e vindas que mantiveram durante os nove anos da série. Alguns internautas mostraram incômodo com o tom de voz que o Ted do futuro usou no penúltimo capítulo, insinuando que nem tudo correu bem após Barney (Neil Patrick Harris) e Robin finalmente dizerem o sim. Nessa hipótese, ou os casamentos de Ted e Robin não deram certo e eles acabam reatando, ou de fato a mãe morreu e Robin, separada, voltou com o arquiteto.

Além disso, também foi levantada a hipótese de Barney estar morto no futuro, deixando Robin livre para ficar com Ted. No fórum online Reddit, internautas apontaram a predileção do personagem por ternos e até a posição que ele dorme como indícios de que ele poderia estar morto. Também foi notado por eles o fato de Barney ainda não ter aparecido em nenhuma cena do futuro.

Veja abaixo o que alguns fãs falaram sobre as teorias do final da série

No Brasil, a série passou a ser exibida neste ano pela Band, com o nome "Como Eu Conheci Sua Mãe". Os episódios vão ao ar às 21h30.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos