Avenida Brasil

"Avenida Brasil" lidera o ranking dos programas mais vistos na Argentina

Clarín

Na Argentina, desde sua estreia no dia 16 de dezembro, a novela "Avenida Brasil" aparece entre os programas mais vistos e geralmente lidera o ranking durante dias. A trama é exibida pelo canal Telefe é a mais vista no país.

O fenômeno de audiência é o mesmo que aconteceu em todos os países onde ela foi emitida. A Rede Globo vendeu os direitos de exibição a 124 países e a novela foi dublada em 18 idiomas.
 
De acordo com a revista americana Forbes, "Avenida Brasil" é um autêntico e milionário negócio da televisão mundial: com um investimento de US$ 91 milhões de produção, a Globo arrecadou nada menos que US$ 2 bilhões, o que a transforma na novela mais rentável da história até agora.

A trama tem um roteiro delineado (as produções brasileiras são famosas pelas equipes de roteiristas que trabalham como um mecanismo de relojoaria) e uma produção que não economiza em nada, essas são algumas das chaves para o boom de audiência.

A outra peça fundamental com certeza está nas atuações. Nesse caso, Débora Falabella (Nina) e a vilã Adriana Esteves (Carminha) soltam faíscas.
 
Lixão

Na trama de João Emmanuel Carneiro, a vingança é o motor principal que faz a história avançar. Mas também há romances, complicados isso sim, para aumentar o suspense. Um é o de Nina e Jorginho (Cauã Reymond), que vem da infância quando os dois (na época Rita e Batata) eram crianças abandonadas em um aterro de lixo.

Neste caso, o pior inimigo para esse amor chegar a um final feliz parece ser a própria protagonista, Nina, que antepõe sua sede de vingança a qualquer outro sentimento.

E existem mais histórias de amor, complicadas, como a de Tufão (Murilo Benício) e sua namorada do bairro, Monalisa (Heloisa Perisse), que ficou desistiu do jogador após uma armação de Carminha. A vilã, por sua vez, se casou com Tufão, a quem é infiel com Max (Marcelo Novaes), um dos vilões do folhetim. Um dramalhão.

Os corpos esbeltos e o erotismo à flor da pele não faltam. Jorginho é vivido por Cauã Reymond, que é tido como sex-symbol, dentro e fora do país. Ele é um cara meigo, que sofre por amor e está em busca de sua verdadeira identidade. No lado feminino, as curvas de Suelen (Ísis Valverde) são o deleite masculino.

A história tem espaço para que sejam refletidas todas as classes sociais. Desde o tradicionalismo representado pelos personagens de classe média até os novos ricos como Tufão e sua família, que não são aceitos na classe alta, essa que brilha na zona sul, uma das mais sofisticadas do Rio de Janeiro.

E é claro, o lado mais marginal que habita o lado B, o menos turístico da cidade carioca, esse submundo sujo e obscuro que é o lixão, de onde os protagonistas saíram.

Futebol

E além de tudo isso, "Avenida Brasil" também entra no mundo do futebol, com a paixão e com seus negócios pouco claros que movimentam milhões.

Foi todo esse coquetel que conseguiu captar a atenção de um país inteiro quando, no dia 19 de outubro de 2012 foi emitido o último dos 179 capítulos.
 
Nesse dia, o sistema elétrico do Brasil aumentou o número de usinas elétricas em todo o país prevendo um excesso de consumo e até a presidente Dilma Rouseff ajeitou sua agenda para ficar grudada na televisão vendo o desfecho da história.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos