Em Família

Ator que faz pai de Laerte na novela das nove fala sobre irmão travesti

Do UOL, de São Paulo

  • Divulgação/TV Globo

    Nelson Baskerville é Itamar na novela "Em Família"; personagem morre vítima da diabetes

    Nelson Baskerville é Itamar na novela "Em Família"; personagem morre vítima da diabetes

O ator Nelson Baskerville, que interpreta Itamar, o pai do protagonista Laerte (Gabriel Braga Nunes), deu uma entrevista ao jornal "Extra" contando seus próprios dramas familiares, como a difícil relação com o pai e com o irmão travesti, cuja história ele transformou em uma peça premiada chamada "Luis Antonio – Gabriela".

"Meu pai batia quase que diariamente no Luís Antônio com uma vara de pescar e de tudo quanto é modo por causa do jeito afeminado dele. Era uma atitude desesperada. Ele estava vendo que o filho ia sofrer muito sendo homossexual. Foi a forma que meu pai aprendeu de lidar com uma situação assim", conta o ator.

Segundo Baskerville, o pai tinha muita dificuldade em aceitar os filhos como eram. Ele mesmo, conta o ator, teve de enfrentá-lo quando escolheu ser ator.

"Meu pai quis me matar quando soube que eu fazia Escola de Arte Dramática (EAD). Meu pai queria que eu fosse advogado. Cheguei a prestar vestibular para a Fuvest, mas não passei. E, escondido, me inscrevi na EAD e passei. Antes de morrer, ele já aceitava melhor a minha opção profissional. Ele olhava para mim e falava: 'O pior é que sei que este sangue de artista é meu', e chorava. A paixão dele era cantar ópera."

Cenas de "Em Família"
Cenas de "Em Família"

A peça "Luis Antonio – Gabriela", que lhe deu o prêmio Shell de melhor de diretor em 2012, ajudou o diretor a resolver a difícil relação com o irmão, por quem ele acreditava ter sido molestado sexualmente na infância.

"O fato de o meu irmão, Luís Antônio, ter me seduzido foi usado como desculpa, durante muitos anos, para eu não querer vê-lo, não querer saber se ele estava vivo ou morto. Ele fez isso porque estava tentando entender quem era. Acho que isso justifica plenamente a sua atitude. Eu tinha uns 7 ou 8 anos [Luís Antônio era oito anos mais velho] e nenhum discernimento. Há alguns anos, eu dizia: 'Oh, ele me pegou'. Mas hoje penso que não foi bem assim, ele nunca me bateu. Foi o tal do troca-troca, um sexo sem maldade, que era normal. A criança fica excitada, e não necessariamente é algo sexual. Ela está tentando descobrir o que é essa excitação que sente."

O personagem Itamar morre de diabetes no capítulo de "Em Família" que deve ir ao ar no dia 26 de fevereiro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos