Morre Sid Caesar, humorista precursor dos programas com esquetes
Do UOL, no Rio
-
Getty Images
16.out.2013 - Sid Caesar
O apresentador Sid Caesar, do programa "Your Show of Shows", faleceu nesta quarta-feira (12) aos 91 anos. Segundo informações da "Variety", Sid estava em sua casa. O artista é considerado precursor dos programas de humor envolvendo esquetes. Em seu programa - exibido entre 1950 e 1954 - passaram escritores como Mel Brooks, Woody Allen, Neil Simon, Larry Gelbart , Lucille Kallen e Mel Tolkin.
Em sua biografia, "Where Have I Been", lançada em 1982, Sid contou que junto com o sucesso, os anos 50 também marcaram seu declínio. Ele era viciado em álcool e remédios. "Na minha pior fase chegava a beber uma garrafa de uísque por dia. Quando eu acordava só pensava em uma maneira de me matar o mais rápido possível, então eu tomava pílulas para voltar a dormir", relembrou.
Sidney Caesar era filho de pais imigrantes que se mudaram para Nova York. Na infância foi ligado a música e tocava saxofone, mais tarde estudou clarinete na famosa escola Julliard e chegou a se apresentar em algumas orquestras.O teatro veio após ter se alistado no exército americano. Ele se apresentava para os amigos e durante um de seus shows conheceu o produtor Max Liebman, da Columbia Pictures.
Durante um ano ele trabalhou para o estúdio até montar seu próprio espetáculo em uma boate em Nova York. Com o sucesso gerado pelas críticas dos jornais, Sid foi convidado para participar do programa "Admiral Broadway Revue". Ele ganhava US$ 900 por semana, mas a atração só ficou no ar por 19 semanas.
Em 24 de fevereiro de 1950, a rede NBC lançou o "Your Show of Shows", uma espécie de revista eletrônica com esquetes de humor, números musicais e de dança. Produzido por Liebman, o programa era exibido ao vivo com plateia. Sid passou então a receber US$ 4 mil por semana.
O show se tornou um sucesso imediato sendo alçado ao posto de um dos programas mais influente da era de ouro da televisão. Em 54, a atração começou a apresentar desgaste e chegou a trocar o nome para "Caesar's Hour". "Não conheço nenhum outro comediante que teria conseguido fazer dez anos de televisão ao vivo", disse Brooks.
Nos anos seguintes, Sid se apresentou na Broadway e fez participações em filmes. Na década de 70 ele se retirou da vída pública para tratar seus vícios e retomou a carreira nos anos 80. Em 95 ele foi novamente indicado ao Emmy por sua presença no seriado "Love and War". Ele apareceu ainda em "Life With Louie" e " Mad About You".
No ano de 2001, a vida de Sid foi retratada pelo documentário "Hail Sid Caesar! The Golden Age of Comedy" e sua segunda biografia, "Caesar's Hours", foi lançada em 2004. Em 2011, o artista recebeu prêmio por sua obra pela Associção de Críticos da Televisão. Sid foi indicado oito vezes ao Emmy e ganhou duas vezes. Ele deixou três filhos.