Cazarré vive garimpeiro "que mata para não morrer" em "Serra Pelada"

Carla Neves

Do UOL, no Rio

A partir desta terça (21), às 23h25, Juliano Cazarré estará no ar em duas produções da Globo. Até sexta-feira, o ator – que vive o Ninho de "Amor à Vida" – também poderá ser visto como o ex-boxeador impulsivo e pavio curto Juliano, que sai de São Paulo rumo ao Pará em busca do sonho do ouro em "Serra Pelada – a Saga do Ouro", minissérie que a Globo exibirá em quatro capítulos.

Na adaptação do longa para a TV – que tem direção de Heitor Dhalia e direção de núcleo de José Alvarenga Júnior –, Juliano sai de São Paulo com o amigo Joaquim, personagem interpretado por Júlio Andrade, e inicialmente se mostra  divertido e fiel ao companheiro. Mas depois se torna violento por conta da ambição de ficar rico e se transforma em um gângster da região.

"O Juliano é um homem pragmático, um brasileiro empreendedor, que pensa: 'vou sair daqui rico e não vou morrer. Se quiserem me matar, mato antes'. A riqueza do filme está na relação dos personagens. É um filme que mostra como o sonho do ouro afeta as relações humanas", opinou Cazarré.

Dhalia adiantou que o público pode esperar cenas extras que não foram exibidas nos cinemas. "No processo de montagem do filme, você tem que fazer escolhas. Algumas cenas muito boas não couberam e trouxemos para a minissérie, principalmente para alegria da Sophie", explicou, sem entrar em detalhes.

Na história, Sophie Charlotte interpreta a sensual Tereza, noiva de Carvalho, papel vivido por Matheus Nachtergaele. Ambicioso, Juliano faz de tudo para conquistar a mulher do poderoso fazendeiro local, que é um dos homens mais ricos do Pará. Embora protagonize cenas quentes de sexo, a atriz garantiu que não houve constrangimento no processo de criação da personagem.

"Fiz sem julgar a personagem e os desvios de caráter dela. Foi maravilhoso", contou Sophie, que foi extremamente elogiada por Nachtergaele. "A Sophie é muito corajosa. Eu fiquei impressionado. A gente fez uma coisa ousada que poderia ser perigosa. E ela estava disponível, não ingenuamente, mas artisticamente", disse o ator.

Divulgação/TV Globo
Fiz sem julgar a personagem e os desvios de caráter dela. Foi maravilhoso

Sophie Charlotte, atriz, sobre cenas de sexo

Extremo oposto de Juliano, Joaquim é um sonhador e seu maior desejo é enriquecer para que seu filho não cresça nas mesmas condições que ele. É por isso que ele deixa a mulher grávida em São Paulo e parte com Juliano atrás do sonho do ouro. Mas o personagem muda de ideia ao chegar ao garimpo e presenciar a ganância e a realidade do local.

Para interpretar o esperançoso Joaquim, que vive rodeado de figuras gananciosas e capazes até de matar para enriquecer, Júlio contou que buscou inspiração na família. "Pensava na minha filha antes de contracenar. O Joaquim é um cara muito ético, pensava nessas coisas para não me corromper", lembrou.

A minissérie conta ainda com a atuação de Wagner Moura, que vive o explosivo Lindo Rico. Perigoso e capaz de tudo para ter o poder absoluto sobre Serra Pelada, o personagem envenena Joaquim contra Juliano e causa a discórdia entre os dois para subir na hierarquia do garimpo.

Na quarta, a produção será exibida à meia-noite; na quinta, às 23h10; e na sexta, às 22h50.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos