Novelas mostram ceias de Natal trágicas, dramáticas e constrangedoras

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • TV Globo/Estevam Avellar

    Félix passa o Natal com Niko. Ceia tem ainda a presença de Márcia e Rinaldo, que se veste de Papai Noel

    Félix passa o Natal com Niko. Ceia tem ainda a presença de Márcia e Rinaldo, que se veste de Papai Noel

"Amor à Vida" e "Joia Rara" aproveitaram a véspera do Natal para apresentar histórias com a temática do dia bastante pertinentes ao desenrolar da trama, mas com carga dramática e trágica nem sempre comuns nesta data.

Na trama das 21h, por exemplo, o público pôde se comprazer da desgraça do casal Amarylis (Danielle Winits) e Eron (Marcello Antony). Depois perder o bebê Fabrício para Niko (Thiago Fragoso), a médica dermatologista revela todo seu egoísmo ao nem sequer se lembrar de comprar um presente para Eron. "Este é o Natal mais infeliz da minha vida", diz Amarylis aos prantos, diante do derrotado advogado.

Paralelamente, o Natal feliz acontecia no lar da nada tradicional família brasileira. Dois gays, uma ex-chacrete, um menino negro e adotado e um Papai Noel nordestino trocavam presentes alegremente. No centro da ação, Niko oferece a Félix (Mateus Solano) ajuda para que ele se reerga e diz que, a partir de agora, serão melhores amigos. Os atores, que interpretam dois dos mais populares personagens da novela, souberam emocionar ao mostrar que a solidariedade, a amizade e o amor não são exclusividade das chamadas "pessoas normais".

Cenas de "Amor à Vida"
Cenas de "Amor à Vida"

Na mesma novela teve o Natal dos coxinhas do hospital San Magno, representados pelas figuras de Michel (Caio Castro), Patrícia (Maria Casadeval), Silvia (Caro Castro), Guto (Marcio Garcia), Perséfone (Fabiana Karla), Vanderlei (Marcelo Argenta) e Daniel (Rodrigo Andrade).

A cena mostrava duas disputas de machos alfa pelas fêmeas em meio a um embaraçoso jogo de amigo secreto. Primeiro Michel e Guto competiam pelos chifres que puseram um no outro, para constrangimento total de Silvia e Patrícia. Depois, Daniel e Vanderlei competiam pela gordinha com duas caixas de bombons. Perséfone termina a noite de camisola sublimando sua libido entre um bombom e outro. "Qual será o mais gostoso?"

Teve ainda o Natal da terceira idade, em que Bernarda (Natália Thimberg) e Lutero (Ary Fontoura) se fazem juras de casamento enquanto Maciel (Kiko Pissolato) entrega um pingente em forma de coração para Pilar (Susana Vieira), que responde: "Faz tempo que alguém não me entrega seu coração." Curiosamente a cena vai ao ar em uma semana em que a atriz, de 71 anos, disse à revista "Contigo" que não tem mais idade para se casar.

"Joia Rara"

"Joia Rara" também mostrou uma data nada feliz para o vilão Ernest Hauser (José de Abreu), que foi praticamente feito refém do filho bastardo em plena noite de Natal. Manfred (Carmo Dalla Vecchia) põe as mãos em evidências de que o empresário matara sua mulher e vem para casa chantageá-lo.

Ao chegar à mansão, no entanto, depara-se com sua mãe, a Frau Gertrude (Ana Lúcia Torre), aos prantos por Ernest ter rejeitado sua ceia. Furioso, o rapaz vai atrás do pai e o convence a voltar para casa. Em seguida, obriga o vilão a sentar-se com sua mãe à mesa, o chama de pai e o beija. Um lunático Carmo Dalla Vecchia e um enojado José de Abreu deram o tom da cena que retrata todo o desconforto causado pelas  convenções entre pessoas que se odeiam em uma noite de Natal.

Outro personagem, Viktor, recusa-se a participar da ceia por ter perdido a amada na noite anterior. Deprimido, nega-se até mesmo a cuidar do filho recém-nascido. "Eu não seria uma companhia boa para ele", diz, em uma interpretação poética e trágica, o sempre comovente Rafael Cardoso

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos