Diretor diz que especial da Globo mostra lado cômico de Graciliano Ramos
Do UOL, no Rio
Em homenagem aos 60 anos de morte de Graciliano Ramos, será exibido, no dia 18 de dezembro, o especial "Alexandre e outros Heróis", uma adaptação de dois contos do escritor alagoano: "O olho torto de Alexandre" e "A morte de Alexandre".
"Há muito tempo, queria levar à televisão os contos infanto-juvenis do escritor, algo que mostrasse seu lado lúdico e cômico e, assim, ajudasse a desmistificar um certo clichê de escritor sisudo", disse Luiz Fernando. A comédia narra as fanfarronices de um típico mentiroso do sertão, Alexandre, vivido por Ney Latorraca, que ficou com o olho torto ao cavalgar uma onça, quando menino.
As gravações duraram duas semanas e foram realizadas em Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas, terra natal de Graciliano. A locação, uma antiga fazenda às margens do Rio São Francisco, foi inteiramente reformada pelo artista plástico Raimundo Rodriguez, que trabalha com o diretor desde "Hoje é dia de Maria", e pelo produtor de arte Marco Cortez.
Ainda no elenco estão Flávio Rocha, como Gaudêncio, Marcélia Cartaxo, como a beata Das Dores, Marcelo Serrado, como Libório, e Luci Pereira, como Cesária, mulher de Alexandre. É ela quem afirma e confirma as histórias do marido, Flávio Bauraqui, como Cego Firmino, completa o time.
"Alexandre e outros Heróis" vai ao ar na próxima quarta (18), logo após "Amor à Vida".