Lewis Collins, da série "Os Profissionais", morre aos 67 anos
Do UOL, em São Paulo*
-
Divulgação
O ator Lewis Collins
O ator britânico Lewis Collins, famoso por estrelar a série dos anos 1970 "Os Profissionais", morreu aos 67 anos, em sua casa em Los Angeles. A informação foi confirmada por seu agente ao site da emissora BBC.
"Ele morreu em paz em sua casa de Los Angeles, cercado pela família. Pedimos privacidade neste momento tão triste", afirmou o agente. Collins lutava há cinco anos contra um câncer. A data exata de sua morte não foi divulgada.
Collins foi um dos personagens principais de "Os Profissionais", série do final dos anos 70 baseada no trabalho dos agentes de uma unidade policial fictícia, a CI5, dedicada à luta contra o terrorismo e o crime organizado.
O ator trabalhou em "Os Profissionais" com os atores Martin Shaw, que interpretava o agente Ray Doyle, e Gordon Jackson, que assumia o papel de George Cowley, o chefe da CI5. A série, transmitida pela emissora ITV, também foi vista em alguns países da América Latina.
Em entrevista à BBC, Shaw lamentou a morte do colega. "Nós passamos quatro duros anos juntos fazendo 'Os Profissionais' e fizemos parte de algo que se tornou um ícone da televisão britânica. Ele será lembrado como parte da infância de muitas pessoas e seus fãs ficaram de luto. Mando meu amor e minhas condolência à família dele e aos muitos que sentirão sua falta", afirmou.
Nascido em Cheshire, no noroeste da Inglaterra, no dia 27 de maio de 1946, Collins foi cabeleireiro e baterista de algumas bandas locais antes de se dedicar à atuação.
Collins nasceu em maio de 1946 e trabalhou como baterista e cabeleireiro antes de começar a atuar. Ele trabalhou em algumas populares séries britânicas antes de atingir o sucesso com "Os Profissionais".
Após o fim do programa, que ficou no ar por seis anos, o ator seguiu trabalhando em filmes e programas de televisão, chegando até a ter disputado o papel de James Bond. Ele também é lembrado por ter interpretado o capitão Skellen Peter, no filme "A Invasão dos Cães de Guerra" (1982). Seu último trabalho foi em 2002, na série "The Bill".
*Com informações das agências internacionais