Dilma Rousseff usa Twitter para parabenizar Fernanda Montenegro pelo Emmy

Do UOL, no Rio

A presidente da república Dilma Rousseff usou seu perfil do Twitter para parabenizar Fernanda Montenegro pela vitória no Emmy Internacional. A atriz foi eleita a melhor atriz pelo seu desempenho no especial "Doce de Mãe", exibido pela Rede Globo.

"Quero parabenizar a atriz Fernanda Montenegro, que venceu o Emmy, principal premiação da TV, por sua atuação no especial 'Doce de Mãe'. Primeira brasileira a disputar o Oscar de melhor atriz, Fernanda Montenegro interpreta novos papéis com quem encarna outras vidas. Fernanda Montenegro é um orgulho do Brasil", escreveu Dilma. A premiação do Emmy aconteceu nesta segunda (25) em Nova York.

Além de Fernanda, Marcos Palmeira também estava indicado ao prêmio de melhor ator por "Mandrake". A novela "Lado a Lado" foi eleita a melhor na categoria e venceu de "Avenida Brasil", que também estava na disputa.

Ao site do "Vídeo Show", Fernanda disse que estava feliz com a vitória. "Estou muito emocionada e admito agora que fiquei nervosa. Não imaginava ganhar esse prêmio! Gostaria de agradecer a Globo, à Casa de Cinema de Porto Alegre, ao Jorge Furtado e a toda equipe. Nós trabalhamos com muito amor e muita entrega. Esse é um prêmio que pertence a todos que se entregaram a esse trabalho. Estou muito feliz", declarou.

Premiação

O ator Cauã Reymond, de "Avenida Brasil", anunciou o vencedor da categoria programas sem roteiro pré-definido. Acompanhando o ator, estava a atriz americana Amanda Righetti, que participa da série de TV  "The Mentalist", da emissora americana CBS.

Também estiveram no local outras estrelas da Globo, que concorriam com "Como Aproveitar o Fim do Mundo", que perdeu a estatueta de melhor série de comédia para "Moone Boy", do Reino Unido; e com "O Brado Retumbante", que perdeu o prêmio de série dramática para "Les Revenants", da França.

Vitórias do Brasil

Em 2012, a série "A Mulher Invisível" foi eleita o melhor programa de comédia, enquanto "O Astro" ganhou como a melhor novela.

Única emissora brasileira com prêmios do Emmy Internacional, a Globo coleciona 11 estatuetas da premiação. A primeira veio em 1981, com o musical "A Arca de Noé", que foi seguido um ano depois pelo teleteatro "Morte e Vida Severina". Em 1983, Roberto Marinho, fundador da Globo, ganhou o prêmio na categoria direção.

"Caminho das Índias", de Gloria Perez, foi a primeira novela brasileira a levar o prêmio da categoria, em 2009. Dois anos depois, a emissora foi novamente vencedora com "Laços de Sangue", coprodução com a emissora SIC, de Portugal. Também em 2011, no Emmy dedicado aos jornalísticos, a Globo levou um prêmio pela cobertura do "Jornal Nacional" sobre a invasão do Complexo do Alemão.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos