Joia Rara

Ximenes diz que é interessante mostrar amor com paraplégico de forma natural

Do UOL, em São Paulo

Em "Joia Rara", a vedete Aurora (Mariana Ximenes) se apaixonou pelo ex-pracinha Davi (Leandro Lima), que ficou paraplégico após ser ferido na Segunda Guerra Mundial. E mostrar esse romance de forma natural na novela é algo importante, destacou a intérprete da dançarina.

"Aurora encara o Davi como uma pessoa normal, porque de fato ele só tem uma diferença que é não andar. Acho interessante abordar essa discussão na televisão e mostrar que é uma coisa natural. Porque é assim mesmo que tem que ser visto", disse Mariana ao site oficial da trama.

A atriz ainda destacou que, no folhetim, Aurora tenta ajudar Davi a encarar seu problema de uma forma mais positiva. "Ela é muito pulsante, viva e desperta no Davi um lado mais lúdico. Ela não leva a sério o problema dele. Enquanto ele fica se lamentando por ter se tornado paraplégico, Aurora tenta fazer com que ele entenda que aquilo não é o fim, que ele tem uma vida inteira pela frente".

Leandro concordou com a colega de cena. "Acho que Aurora acaba tornando Davi mais humano também. Ele já tinha perdido a esperança de viver, se sentia inútil e ela, por tratá-lo de maneira normal, sem falar do problema dele, acaba trazendo uma doçura que ele havia perdido. Por mais que seja ranzinza, Davi acaba cedendo aos encantos dela", analisou.

O artista contou que, para se preparar para o papel, chegou a usar uma cadeira de rodas. "Cheguei a ter uma cadeira de rodas em casa por um mês e meio e andei com ela por São Paulo. Conversei com muitas pessoas, assisti a filmes, a documentários, li livros. Descobri coisas incríveis que nunca imaginava. Até porque se você não tiver alguém próximo com esse problema acredita que o assunto é tabu e não deve ser tocado".

Marcelo Yuka, ex-baterista do grupo O Rappa, que ficou paraplégico após ser baleado durante um assalto, também ajudou Leandro e Mariana a estudarem para a novela. "Ele me contou coisas que poucas pessoas contariam. Ele me falou detalhes da vida íntima dele que me ajudaram muito a entender o personagem", lembrou Leandro. Mariana contou que também teve várias conversas com o músico: "Conversei muito com ele, que foi muito generoso, carinhoso e falou muito sobre a percepção dele depois desse ocorrido".

A vedete e o ex-pracinha da novela ainda elogiaram um ao outro. "Ele é ótimo, esforçado, a gente bate texto antes e é bom porque precisamos desse jogo cênico pra poder fazer uma boa cena", afirmou Mariana, recebendo um elogio de Leandro. "Mariana é dedicada, mesmo que esteja corrida, sempre pergunta: 'E aí vamos bater o texto enquanto faço o cabelo?'. Existe uma troca muito grande".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos