Em "Amor à Vida", César acorda cego após ser envenenado por Aline
Do UOL, em São Paulo
-
Globo/Estevam Avellar
Em "Amor à Vida", Pilar (Susana Vieira) vai ao casamento de César (Antônio Fagundes) e Aline (Vanessa Giácomo) sem ser convidada
A vingança de Aline (Vanessa Giácomo) contra César (Antonio Fagundes) começa a tomar corpo nos próximos capítulos de "Amor à Vida".
Ao que tudo indica, a secretária irá envenenar o médico a ponto de deixá-lo cego. Em cena que começa a ser exibida em 4 de janeiro, César começa a perceber alterações em sua visão, mas não chega a fazer exames. No dia seguinte, ele acorda cego.
Em seguida, uma conversa entre Aline e sua tia Mariah (Lúcia Veríssimo), a mãe biológica de Paloma (Paolla Oliveira), revela o plano macabro.
MARIAH — O César está cego?
ALINE — Foi por isso que eu consultei aquele homem que cê me ajudou a encontrar, que estudou um tempo medicina e entende de farmácia. Ele que me indicou os produtos pra intoxicar o César até ele ficar cego.
MARIAH — Mas eu nem sabia que isso era possível.
ALINE — Eu já sabia alguma coisa sim, já tinha lido em algum lugar, e me interessei porque essas substâncias não deixam pistas fáceis de detectar no organismo. São produtos que, em grande quantidade, fazem a pessoa perder a visão.
MARIAH — O César, cego.
ALINE — Eu botei no uísque, nos sucos, nos bolos, até nos pães que eu fiz pra ele. E a visão começou a falhar. Ontem a gente foi no hospital, e o César ainda via alguma coisa. Eu tremi, é claro, diante daqueles aparelhos, do oftalmologista, mas nem no exame de fundo de olho apareceu, como eu já tava informada. Hoje ele acordou cego.
MARIAH — Mas é horrível...cego.
ALINE — Eu cresci ouvindo cê falar em vingança, tia Mariah. Vingança contra o César. Agora cê parece que tá hesitando.
MARIAH — É assustador pensar no César cego.
ALINE — Vai abandonar o barco agora que tudo tá dando certo?Cê vai desistir da nossa vingança, tia?
MARIAH — Não, mas o César vai voltar a ver?
ALINE — Se a intoxicação parar, talvez sim. Mas eu vou continuar dando os uisquinhos, os bolinhos, tudo pra ele. Tia Mariah, lembra que esse homem causou o acidente que matou a minha mãe. E que te fez parar de dançar, passar a vida se submetendo a operações pra andar melhor. Lembra que a gente passou fome por causa dele.
MARIAH — Sim, claro, mas é que a cegueira é tão dificil de enfrentar, ainda mais para quem sempre enxergou.
ALINE — Eu só não matei o César porque preciso dele vivo. Com a procuração que ele fez no meu nome, eu posso dispor de todos os bens dele.
MARIAH — A procuração já está com você?
ALINE — Não, ainda tá no cofre, que só ele tem a senha. Mas ele vai ter que me dizer, agora que tá cego.
MARIAH — Foi uma vingança bem arquitetada. Eu só sinto por ter feito a Paloma e o Bruno se separarem. Não queria que a Paloma sofresse.
ALINE — Agora já foi. Faz as malas, amanhã cedo eu venho te buscar.
MARIAH — Me buscar?
ALINE — Eu vou demitir a empregada, pra gente ficar mais à vontade. E vou te levar. Com o César cego, ele não vai saber que você é você.
MARIAH — Mas e se ele reconhecer a minha voz?
ALINE — Depois de tanto tempo? Perto dele cê fala pouco, e finge que é a empregada. No máximo ele pode achar que é uma voz parecida. Ah, e eu pretendo levar um rapaz pra lá também.
MARIAH — Que rapaz?
ALINE — Eu conheci o homem da minha vida. Tava tão perto e eu não sabia. Mas eu conheci sim, um homem que combina comigo. Eu tou apaixonada.
MARIAH — Apaixonada?
ALINE — Apaixonada, sim. Cê vai conhecer. Eu tenho certeza que ele vai topar morar com a gente.