"Amor à Vida" vence em seis categorias no Prêmio Extra de TV; Huck leva pela 8ª vez

Carla Neves

Do UOL, no Rio

A novela "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, no ar pela TV Globo, foi a grande vencedora do Prêmio Extra de Televisão 2013, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, e foi apresentado pelos atores Marieta Severo  e Marco Nanini.

A trama levou os prêmios de melhor novela, ator (Mateus Solano, por Felix), atriz coadjuvante (Elizabeth Savalla, por Márcia), Revelação (Tatá Werneck, por Valdirene), ídolo teen (Caio Castro, por Michel) e atriz mirim (Klara Castanho, por Paulinha). A novela "Salve Jorge" levou quatro prêmios. Luciano Huck venceu na categoria de melhor apresentador pelo oitavo ano consecutivo. 

"Quero agradecer ao Wolf e ao Maurinho que foram loucos o suficiente para aceitar a proposta dessa novela. Eles perceberam que ela tinha uma certa loucura. É uma honra receber esse prêmio", agradeceu Walcyr.

Mateus Solano ficou muito emocionado. "Muito obrigado. É um prazer redobrado ganhar um prêmio dado pelo público. Agradeço muito a toda a equipe, aos quatro alucinados: o Walcyr Carrasco, o Mauro Mendonça, o Sérgio Pena e o Wolf Maya, que um dia me disse: 'Tira essa bicha do armário, se diverte'. E a minha atriz e meu amor, Paula Braun", discursou.

Tatá diz que ficou tão nervosa ao contracenar com Savalla que urinou

Com um vestido preto curtíssimo, Tatá Werneck subiu ao palco ao som de "Piradinha", música tema de sua personagem na trama das nove da Globo.

"Obrigada pelo presente. Queria agradecer muito aos meus pais. Minha mãe já está chorando. Queria agradecer ao Walcyr Carrasco e ao Wolf Maya por terem acreditado em mim. Obrigada por terem me emagrecido com o figurino e os efeitos especiais", brincou.

Tatá ainda agradeceu ao ator Anderson Di Rizzi, o Palhaço, a Luís Melo, o Gentil, e a Elizabeth Savalla, a Márcia.

"Sou fã da Savalla e me tornei amiga com a novela. A primeira vez que fui gravar com ela saiu uma gota de urina de nervoso", brincou ela, que finalizou o discurso com uma declaração de amor ao namorado. "Eu te amo, você é um gostoso".

Glória Pires chora em homenagem a Tony Ramos 

Glória Pires não segurou a emoção e chorou ao fazer uma homenagem a Tony Ramos no Prêmio Extra de TV. A premiação comemorou os 50 anos de carreira do ator, que foi surpreendido por declarações de Glória Pires, Glória Menezes e Mariana Ximenes.

"O sonho da minha mãe, Elza, era me ver em uma novela com o Tony Ramos. Fazia 11 anos do falecimento dela quando em 'Belíssima' eu realizei seu sonho. Além da admiração pelo ator, existe a admiração pelo profissional", emocionou-se Glória Pires ao homenagear o colega.

  • Glória Pires chora em homenagem a Tony Ramos

Assim como Glória Pires, Glória Menezes e Mariana Ximenes ressaltaram o lado humano de Tony e contaram curiosidades sobre o ator.

"O que quero dizer é que Tony Ramos no elenco é sinônimo de alegria e harmonia. Além do companheiro maravilhoso, ele é um grande contador de piadas. Acho que as melhores piadas que circulam pelo Brasil foram criadas por ele", disse Glória Menezes.

Para a surpresa do ator, depois que as três atrizes falaram sobre ele, Lidiane, sua mulher, pegou o microfone e se declarou para Tony.

"É um prazer participar com você de todos esses momentos. Você merece", disse ela.

Após as quatro falarem, Tony agradeceu a homenagem e afirmou que tentaria "encontrar o tempo certo para não se emocionar".

"A emoção que sinto hoje é a mesma. Quando a editora do 'Extra' me ligou e relatou meus 50 anos de profissão, fiquei em silêncio. Me sinto de fato feliz. 50 anos não são cinco anos nem cinco meses. Tenho um profundo respeito por essa profissão e pelo povo", disse, citando nomes de autores e diretores que foram importantes durante sua trajetória profissional.

  • Tony Ramos foi o grande homenageado da noite

Tony contou que na Polônia, as pessoas chamam os atores e as atrizes de heróis do povo por representá-los no teatro.

"Não acredito que um prêmio me faça subir à cabeça depois de 50 anos de profissão. Sigo com alegria, determinação e prazer. Esta é uma profissão que não permite a não generosidade. Depende da generosidade e da crença de uma equipe", disse o ator, não esquecendo de agradecer à sua mulher.

"A você, companheira, um beijo. Você é a razão absoluta de parte dessa caminhada. Eu te amo profundamente".

Premiação comemorou os 15 anos do jornal Extra

Apresentada pelos atores Marco Nanini e Marieta Severo, a premiação celebrou os 15 anos do jornal "Extra". Durante todo o evento, houve comparações com uma festa de debutante. Tanto que a premiação foi aberta com a apresentação de dez casais ao som de valsa.

O jornalista Tadeu Schmidt foi o primeiro premiado. Ele levou o troféu de personalidade do esporte e agradeceu a mulher e as duas filhas. "Queria agradecer primeiramente a todas as pessoas que trabalham comigo e às minhas três mulheres, porque elas são a razão de tudo na minha vida".

"Saramandaia" levou a melhor na categoria maquiagem. Já o melhor figurino ficou para a equipe de "Lado a Lado".

Pela oitava vez consecutiva, Luciano Huck foi eleito o melhor apresentador. Rouco, ele dedicou o prêmio à filha caçula. "Dedico esse prêmio à Eva e ao público que me apóia, e à equipe do Caldeirão", disse o marido de Angélica.

Adriano Garib ficou com o troféu de ator revelação pelo Russo de "Salve Jorge". "Fiquei muito feliz de ser indicado na categoria ator revelação com 30 anos de carreira e 50 de idade. Quero dedicar esse prêmio à minha mãe, Léa, e ao meu filho, Gabriel".

O prêmio de melhor ator coadjuvante ficou para Alexandre Nero por seu trabalho em "Salve Jorge". "Contracenei com uma das mulheres mais amadas da TV. A Giovanna [Antonelli] é tão amada que sobrou um bocadinho para mim. Giovanna, é para você esse prêmio", disse. Já na categoria humor, a série "Tapas e Beijos" ganhou o prêmio.

Giovanna Antonelli levou a melhor na categoria atriz por seu trabalho como a Helô de "Salve Jorge". Como não pôde ir por estar fora do país a trabalho, a atriz foi representada por sua mãe, Sueli, e mandou uma mensagem pelo telão. Assim como Giovanna, Roberto Carlos também não pôde ir à premiação, mas gravou uma mensagem para agradecer pelo troféu de melhor tema musical por "Esse Cara Sou Eu", de "Salve Jorge".

  • Luciano Huck venceu pela oitava vez consecutiva

No final da premiação, Nanini e Marieta se despediram mostrando no telão nomes da classe artística que morreram este ano, como Cláudio Cavalcanti, Sebastião Vasconcelos, Norma Bengel, Walmor Chagas, Cleyde Yáconis, Jorge Dória, entre outros.

Depois, os apresentadores anunciaram o show de Tiago Abravanel, que cantou músicas variadas, do sertanejo ao pop, passando por "Poeira", de Ivete Sanfalo, "Tapinha não dói" e fechando com Tim Maia.

Veja a relação de todos os vencedores do Prêmio Extra de TV:

Novela
"Amor à Vida"

Ator
Mateus Solano, "Amor à Vida"

Atriz
Giovanna Antonelli, "Salve Jorge"

Ator coadjuvante
Alexandre Nero, "Salve Jorge"

Atriz coadjuvante
Elizabeth Savalla, "Amor à Vida"

Atriz revelação
Tatá Werneck, "Amor à Vida"

Ator revelação
Adriano Garib, "Salve Jorge"

Atriz mirim
Klara Castanho, "Amor à Vida"

Tema musical
"Esse Cara Sou Eu", "Salve Jorge"

Ídolo teen
Caio Castro, "Amor à Vida"

Humor
"Tapas e Beijos", Globo

Apresentador
Luciano Huck, Globo

Personalidade do esporte
Tadeu Schmidt, Globo

Figurino
"Lado a Lado", Globo

Maquiagem
"Saramandaia", Globo 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos