"Só não bebo", brinca Anunciada, a Darlene, de "Pé Na Cova", da vida real

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Marco Antonio Cavalcanti/Divulgação TV Globo

    Anunciada Cardoso é necromaquiadora como a Darlene (Marília Pêra) de "Pé Na Cova"

    Anunciada Cardoso é necromaquiadora como a Darlene (Marília Pêra) de "Pé Na Cova"

Em "Pé Na Cova", Darlene, maquiadora de defuntos interpretada por Marília Pêra, está constantemente fora de seu estado normal. Sempre com gim e cigarro eletrônico, a ex-mulher de Ruço, papel vivido por Miguel Falabella, o dono da falida funerária F.U.I (Funerária Unidos do Irajá), já maquiou celebridade, político e até uma noiva que decidiu se casar com um cadáver.

No seriado, Darlene divide a casa com o ex-marido, que é casado com Abigail, vivida por Lorena Comparato, 30 anos mais jovem, e com os filhos Odete Roitman e Alessanderson, papéis interpretados por Luma Costa e Daniel Torres, respectivamente.

Na vida real, a necromaquiadora Anunciada Cardoso, de 52 anos, também tem um perfil bem parecido com o da maquiadora da ficção. "Só não bebo (risos). Mas fumo e estou querendo começar a fumar cigarro eletrônico também", brincou Anunciada, que, coincidentemente, é casada com o agente funerário Luiz Carlos Batista Reis, conhecido como Russo.

Foi por causa do marido, aliás, que Anunciada começou a maquiar os mortos, há 16 anos. "No começo, tinha pavor. Quando o Russo chegava em casa, pedia para ele tirar a roupa de cemitério. Depois fui vendo que não tinha nada a ver. Passei a acompanhá-lo e a observar as pessoas, as famílias. Para mim, o morto é um ser humano que está fazendo sua última viagem e tem que chegar bonito do lado de lá", lembrou ela, acrescentando que já perdeu as contas de quantos defuntos já maquiou. "Para mais de dez mil".

Anunciada contou que, geralmente, os pedidos de maquiagem são feitos pelas mulheres. "Tem família que pede para fazer cabelo, outros pedem para fazer unha e até tirar a cutícula. Ando com alicate na minha maleta. Tem muitas vovózinhas vaidosas!", destacou.

Para ela, apesar de "Pé Na Cova" ser um seriado de humor, muito do que é mostrado na história acontece na vida real. "É exatamente daquele jeito. Tem filha que me pede: 'Minha mãe era muito vaidosa. Faz uma maquiagem bem carregada porque ela era perua para caramba'",  entregou, sorrindo.

Ela afirmou que cuida dos clientes com muito carinho e respeito, como se fossem pessoas de sua família. "Minha mãe sempre pedia para não ir feia. Depois que minha mãe morreu e não pude ir arrumá-la em Pernambuco, prometi que não deixaria ninguém ir feio", contou.

Divulgação/TV Globo
Minha mãe sempre pedia para não ir feia. Depois que minha mãe morreu e não pude ir arrumá-la em Pernambuco, prometi que não deixaria ninguém ir feio

Anunciada, sobre seu trabalho

Mãe de Daniel, de 29 anos, e de Danielle, de 25, e avó de Ana Clara, de 7 anos, e de Ana Carolina, de dois, Anunciada contou que já se acostumou a ser convocada a qualquer hora do dia ou da noite. "Muitas vezes vou para uma festa, mas não posso curtir. Fico com o telefone a tiracolo. Na minha própria casa, deixo a visita para atender os chamados", contou, entregando que já tem a roupa para fazer sua "última viagem". "Minha mãe sempre dizia que a gente tem que se preparar para tudo. Então há muito tempo já tenho a roupa, a calcinha e a meia que vou usar no dia".

Ao contrário de Ruço, que fala alto, Luiz Carlos Batista Reis, o Russo da vida real, fala pausadamente e não tem o ar malandrão do personagem vivido por Falabella. Há 18 anos no ramo funerário, ele ganha a vida organizando funerais e providencia desde registros de óbitos e outros documentos necessários até a liberação, remoção, traslado, velório e sepultamento dos cadáveres.

Assim como Anunciada, ele vive 24 horas de sobreaviso e tem consciência de quão delicado é o momento em que é chamado para atuar como agente funerário. "Lidar com a situação de dor e perda de um ente querido é difícil. Não marcamos muitas diversões e festas. Quando a família liga para a gente, sabemos que temos que ir logo", contou.

Para ele, "Pé Na Cova" é seu momento de diversão. "Assisto e me divirto demais. Em tudo o que Falabella se mete ele faz sucesso. Ele é de primeira qualidade", elogiou, acrescentando que já prestou serviços para a filha de Martinho da Vila, que interpreta o personagem Tamanco na série. "Fiz o sepultamento da mãezinha da Mart'nália, há uns quinze anos".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos