Joia Rara

Ricardo Pereira diz que sentiu falta de trabalhar em novelas

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TV Globo

    Ricardo Pereira é Fabricio em "Joia Rara"

    Ricardo Pereira é Fabricio em "Joia Rara"

Após se manter longe das novelas por dois anos, depois de "Aquele Beijo", o ator português Ricardo Pereira tem comemorado seu retorno às telas como o Fabrício de "Joia Rara" - que vem ao mesmo tempo em que sua esposa se prepara para dar à luz ao segundo filho do casal.

"Claro que é bacana voltar já com um filho e esperando outro. É muito importante o trabalho para nosso equilíbrio. Enquanto não gravava aproveitei para estar com [o filho] Vicente, com minha mulher, fazer viagens que queria, mas já estava sentindo falta dessa rotina de trabalho de novela que amo fazer", disse em entrevista ao site oficial da trama.

No papel de um militante português, Ricardo acredita que seu maior desafio é usar o português de seu país em cena. "É mais tranquilo e não ao mesmo tempo. As autoras e a Amora [Mautner, diretora geral] me falaram para deixar que as palavras saíssem naturalmente em português do meu país, para dar ainda mais crédito ao personagem".

Para o ator, a linguagem ajuda a contar a história de seu personagem: "Acaba sendo mais difícil ainda de decorar, mas é um desafio ótimo, em que posso contar a história do Fabrício de uma forma diferente".

Vivendo no Brasil há dez anos e casado com uma portuguesa, Ricardo disse que já está acostumado com o português brasileiro. "Já virou uma coisa automática. Em casa falo português de Portugal direto com minha mulher, mas com palavras do Brasil porque depois de tanto tempo aqui acaba saindo. No dia a dia já sai totalmente um 'carioquês'. E agora estou mais relaxado devido a esse personagem".

Romance e mistério

Par romântico de Letícia Spiller, que interpreta a vedete Lola, Ricardo contou ainda que está "encantado" com história de amor entre os dois personagens. "Leticia é uma parceira de cena incrível. Estamos encantados com a história deles".

"Acho que ele nem sabe o que é o amor. E Lola é uma vedete, domina esse sentimento e conhece os caminhos da sedução. Então é uma história muito bonita de uma inocência dele perante o amor, enquanto ela procura o conforto no ombro desse homem", explicou o ator.

Ricardo disse que seu personagem esconde um mistério, mas ainda não sabe qual. "Ele tem alguma coisa misteriosa, pois quando estava fazendo o parto da Gaia (Ana Cecília Costa) e a polícia chegou, ele desapareceu, além de ter apresentado um infiltrado ao partido. O bom de novela é que você nunca sabe exatamente para onde os personagens vão, mas você vai fazendo. Nem todos são bons e maus 100%, eles vão mudando ao longo do tempo".

O artista disse também que aprovou o visual natural que tem usado na pele de Fabrício. "É bom porque é um projeto que tem que deixar a barba crescer, não se preocupar com o cabelo, a olheira pode aparecer. Trazer essa verdade de emoção de vida para a cena através da fisionomia", afirmou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos