Em última transmissão, Astrid diz que acha um erro nova MTV não ter VJ

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

A primeira VJ da MTV, que tambem fará a última transmissão ao vivo do canal nesta quinta-feira (26), Astrid Fontenelle, disse que acha um erro que a nova MTV nao tenha VJ's. "Eu acho que eles podem tentar não ter VJ's, mas pela minha experiência com televisão acho que o público precisa de alguém para entregar o conteúdo", opinou a apresentadora durante conversa com o UOL.

Na nova MTV, que estará disponível apenas na TV por assinatura, a seleção de clipes será feita online pelo site do canal. Sobre a experiência de ter sido a primeira a apresentar o canal ao público brasileiro, Astrid disse que nunca vai esquecer nem daquele dia nem deste último: "Eu achava incrível o fato de eu colocar uma emissora no ar, mas nunca imaginei que eu iria encerrar as transmissões. Já gravei a última cabeça e não chorei. Foi tudo muito digno. Soa um pouco como derrota, mas ao mesmo tempo a gente nunca vai esquecer o que a gente fez aqui, eu apaguei a luz", completou.

Astrid também comentou sobre o motivo o qual ela acha que levou a emissora a entrar em decadência: "Talvez tenha perdido a mão quando entraram as redes sociais, talvez pelo fato do arquivo não ter sido digitalizado (a apresentadora disse ter informação de que apenas 25% do material do canal esteja em plataforma digital)".

Programação

Durante a festa de encerramento da MTV, muitas pessoas destacaram a programação de clipes que ia ao ar nas madrugadas como a preferida e apontaram a responsável por isso: a programadora Yone Sassa. Yone contou que sua bagagem veio da época do rádio. "Eu era programadora da 89 FM e comecei como produtora de VJ. Tinha um software que meio que fazia a programação automaticamente, mas o nosso problema era que no começo não tinha clipe nacional, então o 'Garota de Ipanema', da Marina Lima, foi um dos 20 clipes que a MTV pagou para que as gravadoras produzissem. 'O Poeta está Vivo', do Barão vermelho, e o 'Pólvora', do Paralamas do Sucesso, também estão nessa leva".

Astrid destacou ainda os cinco clipes de artistas que mais marcaram sua carreira de nove anos na emissora, são eles "Groove Is In The Heart", da banda Deee-Lite, "Freedom", do George Michael ("achei genial não ter a cara dele e sim das supermodelos"), "Black or White", do Michael Jackson ("pela tecnologia"), "November Rain", do Guns N' Roses, e vários da Madonna ("porque a Madonna sempre trazia o conjunto completo, tecnologia, figurino e coreografias").

Outro que contou sua história com a MTV foi o cantor Thiago Petit. Ele que é filho de um ex-locutor da TVA revelou que roubava do vizinho o sinal da MTV. "Foi quando descobri Bjork e o clipe de 'Human Behavior' além dos clipes do Nirvana e da Pj Harvey. O ponto alto da minha infância e adolescência foi quando meu pai me trouxe para ver a Cuca Lazarotto. Eu era louco por ela e mais tarde virei fã do 'Barraco'", relembrou.

"Cagando na Saída"

Ao contrário de Astrid Fontenelle, João Gordo afirmou que foi um acerto da emissora a nova MTV não se utilizar da figura do VJ. "É a melhor coisa que eles fazem, porque já tem a programação pronta, só tem que botar a legenda e não vai gastar dinheiro com salário. Espero que eles não cometam os mesmos erros da velha MTV e não coloquem a velha diretoria para cuidar do canal".

João Gordo adiantou que sua última contribuição para a MTV será um programa que ele sempre quis fazer com clipes de rock. "Cagando na Saída" será transmitido nesta sexta-feira (27) às 22h30. "Lá eu conto a história dos clipes e minhas experiências com essas bandas, de Sex Pistols a Napalm Death", ressaltou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos