Joia Rara

Não estou preocupado com o tamanho do papel", diz Marcos Caruso

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Esqueça o divertido ex-pugilista Leleco, eternizado por Marcos Caruso em "Avenida Brasil". De volta ao ar em "Joia Rara", próxima trama das seis da Globo, o ator dá vida a um tipo "introspectivo e furioso", nas palavras do próprio Caruso. "Arlindo é um cara genial e por ser genial é odioso, louco, pirado mesmo", contou o ator ao UOL.

Na trama de Thelma Guedes e Duca Rachid, Arlindo Lopes Leão é o dono do cabaré da cidade. Apaixonado pela arte, ele comanda com mãos de ferro as performances das vedetes. Casado com Miquelina (Rosi Campos), o diretor também vive às turras com a sogra, Santinha (Nicette Bruno). "Ele tem uma atitude ditatorial, massacra as coristas e vedetes, mas tem um carisma imenso", completou o ator.

AgNews
Ela não trabalha com gente burra e incompetente

sobre Amora Mautner

Para compor o personagem, Caruso revelou que tem se inspirado em todos os diretores de teatro com quem já trabalhou. "Não fiz laboratório, mas fui vítima de muito diretores. Estou impregnando o Arlindo com um pouco da loucura e da genialidade de cada um". Com 40 anos de carreira, 30 só dedicado ao teatro, Caruso afirmou não temer comparações com Leleco.

"Não estou preocupado com o tamanho do papel ou com a importância dele na trama. Estou feliz por estar trabalhando em um ambiente de prazer", frisou ele. O fator decisivo para dizer sim ao projeto, aliás foi o chamado de Amora Mautner, com quem trabalhou em "Avenida Brasil". "Não aceitei o papel, aceitei trabalhar com a Amora. Ela me disse que era bom, e o que ela fala, eu acredito", sentenciou.

Para Caruso, o grande diferencial da diretora é "trabalhar com sugestões criativas". "Amora está sendo levada a fazer trabalhos diversificados e importantes. Ela tem certeza absoluta do que quer, mas isso não faz com que ela se feche para sugestões. Ela sabe que sozinha não chega a lugar nenhuma e abre a possibilidade para o erro, isso é genial", elogiou.

  • TV Globo

    Marcos Caruso em dois momentos: como Leleco, de "Avenida Brasil", e Arlindo, de "Joia Rara"

Arlindo e o ator têm algo em comum, segundo Caruso: "Ambos somos homens de teatro". Quanto ao bigodinho, marca registrada do personagem, explicou: "Queria mudar, não gosto de fazer personagens iguais. Como não tenho cabelo, a solução foi deixar o bigodinho", revelou, aos risos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos