"É um homem bom, mas não é bonzinho", diz Bruno Gagliasso sobre personagem
Marcela Ribeiro
Do UOL, no Rio de Janeiro
Bruno Gagliasso está empolgado com o personagem Franz Hauser, protagonista da nova novela das seis da Globo, "Joia Rara", que estreia dia 16 de setembro. "Franz é um personagem muito bacana porque não é um mocinho convencional. Já fiz maluco, bandido, psicopata, gay. Ele é um mocinho com atitude, um cara íntegro, encara o pai, bota a cara. É muito interessante. É um homem bom, mas não é bonzinho. Existe uma diferença grande nisso", adiantou o ator durante a apresentação da novela, na segunda-feira (19), no Projac, complexo de estúdios da emissora, no Rio.
Franz é um rapaz bonito, milionário, materialista, que foi criado para herdar a fortuna e assumir os negócios da família. Ele não acredita no mundo espiritual. Sua vida dá uma reviravolta quando ele sofre um acidente no Himalaia e é acolhido pelo líder espiritual budista Ananda (Nelson Xavier).
"Nesta viagem ao Nepal, ele perde o melhor amigo dele, fica meses em outro lugar, é como se ele nascesse de novo. É o primeiro contato dele com a morte depois que perdeu a mãe, isso é muito impactante. Meu personagem tem uma fala na novela que deixa bem claro isso: 'Religião para mim nada mais é do que uma forma que o homem descobriu para encarar o medo da morte'. Essa frase define ele", contou Bruno.
No decorrer da trama, Franz conhece Amélia (Bianca Bin), moça pobre e batalhadora, operária da Fundição Hauser, a empresa de seu pai, e , apesar de terem vidas tão opostas, se apaixona por ela. O casal terá que superar as diferenças sociais e os pontos de vista conflitantes, que estão surgindo no Rio de Janeiro entre 1935 e 1945.
"Ele foi criado para estudar na Suíça, para casar, ter filhos, e acontece o oposto, conhece uma mulher que é operária, filha do comunismo, e ele, filho do capitalismo. Amélia faz uma espécie de lente de aumento de toda essa realidade e faz ele refletir que pode gostar de alguém que não seja igual. Ele começa a amadurecer, a virar homem a partir daí", explica Gagliasso.
O ator considera positivo o momento em que a novela será transmitida. "É bom essa novela acontecer hoje em dia, na época que os jovens estão na ruas, questionando, e ele vive exatamente isso, se questionando, questionando o capitalismo", disse Bruno, que afirma ser parecido com o personagem neste sentido.
"Sou um ser humano questionador, eu questiono o outro. Acho que todos deveriam ser assim, só dessa forma a gente cresce como ser humano. Questionar é querer conhecer, minha profissão serve para isso. Por isso que eu sempre optei fazer personagens que eram homossexuais, que discutiam o preconceito no Brasil. Fiz o Tarso, que era esquizofrênico, que questionava o tratamento que era passado aos portadores de doenças mentais", revelou.
Em "Joia Rara", Franz abrirá mão de sua herança para ficar com Amélia. Ele se muda para o cortiço, casa-se com ela e juntos têm uma filha, Pérola (Mel Maia), uma menina especial, alegre e carinhosa.
"A gente construiu uma relação muito bacana, estou completamente apaixonado pela Mel e é legal que estou fazendo um bom estágio", disse o ator sobre a atriz mirim que se destacou em "Avenida Brasil" ao interpretar a personagem Rita (Débora Falabella) na infância.
Gagliasso comentou que está orgulhoso de fazer parte do elenco da nova novela das seis. "A gente faz arte, "Joia Rara" é isso, é cinema na televisão, é trilha boa, é luz boa, personagens bons, novela bem escrita, bem dirigida. Fico arrepiado, dá orgulho fazer parte dessa novela. Todo o ser humano precisa de arte. Fazer parte de um projeto assim, me faz amar cada vez mais a minha profissão e respeitá-la cada vez mais", concluiu.
"Joia Rara", de Duca Rachid e Thelma Guedes, tem direção geral de Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.
Estamos conseguindo almoçar e jantar juntos, está sendo tudo bom
"É muito bom exercer meu lado pai através da ficção"
Casado há mais de três anos com a atriz Giovanna Ewbank, que também está no elenco de "Joia Rara", Gagliasso revelou que o desejo de ser pai aumentou com seu papel na novela, já que o personagem tem a filha Pérola.
"Acho que está sendo um ótimo estágio. É muito bom exercer meu lado pai através da ficção. Com certeza me faz pensar sobre isso tudo".
Giovanna, que interpreta a dançarina de cabaré Cristina na novela, comemora a participação na mesma trama que o marido. "De vez em quando nos encontramos, mas não nos falamos na novela. Estamos conseguindo almoçar e jantar juntos, está sendo tudo bom, a parte ruim ainda não descobri, acho que não tem", disse a atriz.
O único encontro que Giovanna teve com Bruno em cena foi durante o casamento do personagem dele com a de Bianca Bin. "Ela foi no meu casamento na novela, olha que engraçado", contou o ator.