Joia Rara

"É um homem bom, mas não é bonzinho", diz Bruno Gagliasso sobre personagem

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Bruno Gagliasso está empolgado com o personagem Franz Hauser, protagonista da nova novela das seis da Globo, "Joia Rara", que estreia dia 16 de setembro. "Franz é um personagem muito bacana porque não é um mocinho convencional. Já fiz maluco, bandido, psicopata, gay. Ele é um mocinho com atitude, um cara íntegro, encara o pai, bota a cara. É muito interessante. É um homem bom, mas não é bonzinho. Existe uma diferença grande nisso", adiantou o ator durante a apresentação da novela, na segunda-feira (19), no Projac, complexo de estúdios da emissora, no Rio.

Franz é um rapaz bonito, milionário, materialista, que foi criado para herdar a fortuna e assumir os negócios da família. Ele não acredita no mundo espiritual. Sua vida dá uma reviravolta quando ele sofre um acidente no Himalaia e é acolhido pelo líder espiritual budista Ananda (Nelson Xavier).

"Nesta viagem ao Nepal, ele perde o melhor amigo dele, fica meses em outro lugar, é como se ele nascesse de novo. É o primeiro contato dele com a morte depois que perdeu a mãe, isso é muito impactante. Meu personagem tem uma fala na novela que deixa bem claro isso: 'Religião para mim nada mais é do que uma forma que o homem descobriu para encarar o medo da morte'. Essa frase define ele", contou Bruno.

No decorrer da trama, Franz conhece Amélia (Bianca Bin), moça pobre e batalhadora, operária da Fundição Hauser, a empresa de seu pai, e , apesar de terem vidas tão opostas, se apaixona por ela.  O casal terá que superar as diferenças sociais e os pontos de vista conflitantes, que estão surgindo no Rio de Janeiro entre 1935 e 1945.

"Ele foi criado para estudar na Suíça, para casar, ter filhos, e acontece o oposto, conhece uma mulher que é operária, filha do comunismo, e ele, filho do capitalismo. Amélia faz uma espécie de lente de aumento de toda essa realidade e faz ele refletir que pode gostar de alguém que não seja igual. Ele começa a amadurecer, a virar homem a partir daí", explica Gagliasso.

O ator considera positivo o momento em que a novela será transmitida. "É bom essa novela acontecer hoje em dia, na época que os jovens estão na ruas, questionando, e ele vive exatamente isso, se questionando, questionando o capitalismo", disse Bruno, que afirma ser parecido com o personagem neste sentido.

"Sou um ser humano questionador, eu questiono o outro. Acho que todos deveriam ser assim, só dessa forma a gente cresce como ser humano. Questionar é querer conhecer, minha profissão serve para isso. Por isso que eu sempre optei fazer personagens que eram homossexuais, que discutiam o preconceito no Brasil. Fiz o Tarso, que era esquizofrênico, que questionava o tratamento que era passado aos portadores de doenças mentais", revelou.

Em "Joia Rara", Franz abrirá mão de sua herança para ficar com Amélia. Ele se muda para o cortiço, casa-se com ela e juntos têm uma filha, Pérola (Mel Maia), uma menina especial, alegre e carinhosa.

"A gente construiu uma relação muito bacana, estou completamente apaixonado pela Mel e é legal que estou fazendo um bom estágio", disse o ator sobre a atriz mirim que se destacou em "Avenida Brasil"  ao interpretar a personagem Rita (Débora Falabella) na infância.

Gagliasso comentou que está orgulhoso de fazer parte do elenco da nova novela das seis.  "A gente faz arte, "Joia Rara" é isso, é cinema na televisão, é trilha boa, é luz boa, personagens bons, novela bem escrita, bem dirigida. Fico arrepiado, dá orgulho fazer parte dessa novela. Todo o ser humano precisa de arte. Fazer parte de um projeto assim, me faz amar cada vez mais a minha profissão e respeitá-la cada vez mais", concluiu.

"Joia Rara", de Duca Rachid e Thelma Guedes, tem direção geral de Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

AgNews
Estamos conseguindo almoçar e jantar juntos, está sendo tudo bom

Giovanna Ewbank, mulher de Gagliasso, com quem contracena em "Joia Rara"

"É muito bom exercer meu lado pai através da ficção"

Casado há mais de três anos com a atriz Giovanna Ewbank, que também está no elenco de "Joia Rara", Gagliasso revelou que o desejo de ser pai aumentou com seu papel na novela, já que o personagem tem a filha Pérola.

"Acho que está sendo um ótimo estágio. É muito bom exercer meu lado pai através da ficção. Com certeza me faz pensar sobre isso tudo".

Giovanna, que interpreta a dançarina de cabaré Cristina na novela, comemora a participação na mesma trama que o marido. "De vez em quando nos encontramos, mas não nos falamos na novela. Estamos conseguindo almoçar e jantar juntos, está sendo tudo bom, a parte ruim ainda não descobri, acho que não tem", disse a atriz.

O único encontro que Giovanna teve com Bruno em cena foi durante o casamento do personagem dele com a de Bianca Bin. "Ela foi no meu casamento na novela, olha que engraçado", contou o ator.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos