"Clima no Alemão está mais tranquilo após 'Salve Jorge'", diz morador

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Na noite desta quarta-feira (14) aconteceu a noite de autógrafos do livro "A Voz do Alemão", parceria entre a jornalista Sabrina Abreu e o estudante Rene Silva.

Na obra, Sabrina e Rene recuperam a história do Complexo, localizado no Rio, ao contá-la por meio do jornal "Voz da Comunidade", criado por Rene quando ele tinha 11 anos de idade.

Conhecido como "Rene do Voz", o jovem criou o jornal em 2005 para falar sobre os problemas e necessidades dos moradores do Morro do Adeus, local onde vivia com os avós, a mãe e os irmãos.

O sucesso fez com que Gloria Perez entrasse em contato com Rene assim que decidiu que sua novela, "Salve Jorge", teria a comunidade como pano de fundo.

"O clima da comunidade ficou muito mais tranquilo após a novela. O Complexo agora recebe uma quantidade enorme de turistas diariamente", contou ele. "Madrinha" de Rene, Gloria ressaltou que "quebrou barreiras" ao escrever uma protagonista "favelada e prostituída". "Até então as novelas falavam do subúrbio, mas não das favelas. Sinto orgulho de ter escrito essa personagem. Pude mostrar que a favela é muito mais do que os traficantes", completou a autora.

Para Sabrina, ainda que os "grandes meios de comunicação" não deem conta da demanda que as comunidades necessitam, a forma humanizada como os moradores tem sido retratados é um ponto positivo.

"Se pensarmos no caso do Amarildo, vemos que a mídia tem se preocupado em dizer qual profissão ele tinha, quem eram seus filhos e esposa, isso mostra que ele era um ser humano e que sua história é importante", frisou.

Mineira, a jornalista contou ainda que se interessou pelo Complexo logo que tomou conhecimento do trabalho feito por Rene. "No inicio é claro que houve um choque, tanto de mim para os moradores, como o contrário", revelou.

Com a amizade consolidada, Sabrina vê no livro a chance de unir cidade e asfalto. Já Rene pretende continuar com a comunicação comunitária. "Vivemos um momento especial, a grande imprensa tem usado muito a comunicação comunitária como fonte, e ainda que não se dê o devido credito, isso é uma conquista importante", finalizou.

"O sucesso continua", diz vendedora de empadas.

  • Graça Paes/Foto Rio News

    Adriana da Empadinha no lançamento do livro "A Voz do Alemão"

A vendedora de empadas Adriana Alemão continua a fazer sucesso, ainda que "Salve Jorge" não esteja mais no ar.

"Vem gente de todos os estados do Brasil conhecer o Complexo, o teleférico está sempre cheio. As empadinhas são um sucesso", disse a ambulante.

Segundo ela, a novela, assim como os demais programas e matérias realizadas na comunidade serviram para mostrar o modo de vida de quem mora em áreas até então consideradas de risco.

"Aqui é como qualquer outro lugar, damos risadas e temos problemas", pontuou.

Fernanda Pontes, que trabalha com Rene na "Voz da Comunidade", disse que a autoestima do morador mudou. "Tinha gente que tinha vergonha de dizer que morava no Alemão, hoje está diferente. Certo dia tomei um susto de ver o teleférico cheio, achava que turista só queria conhecer o Cristo Redentor", contou aos risos.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos