Série "Overdose" tenta garantir seus 15 minutos de fama na "velha" MTV

Diego Assis

Do UOL, em São Paulo

Enquanto a "velha" MTV Brasil vai passando a régua e o bastão para o grupo americano Viacom, que começa a operar o canal definitivamente em outubro, um trio de rock de garagem tem sua última chance de deixar o anonimato. São 15 minutos diários de fama - ou quase isso - que a série "Overdose" vai ocupar a partir desta segunda-feira (12), às 23h, ao longo de 13 episódios, escritos e dirigidos pelo humorista Arnaldo Branco e produzidos pela Carambolas.

Narrada em forma de um falso documentário - como o cult dos anos 80 "This Is Spinal Tap" -, a série acompanha a batalha de Johnny Guitar (Juliano Enrico), Danny Starr (Daniel Furlan) e Rony Thunder (Raul Chequer) para emplacar a banda Overdose. O primeiro episódio vai mostrar os ensaios na garagem - local que eles também adotam para morar - e os primeiros shows na boate Caverna, comandada pelo picareta Argentino (Klaus Berg).

Os relacionamentos e brigas entre os integrantes, familiares e, claro, as groupies também serão tema do programa, que foi feito com patrocínio da Riofilme e atores bem pouco conhecidos da televisão.

"Fizemos uma convocação humilde no meu blog e mais de 400 atores mandaram currículo. Fizemos uma pré-seleção e pedimos que os escolhidos fizessem um teste interpretando um rockstar dando entrevista. Estávamos para ligar para os selecionados quando chegaram, com bastante atraso, os vídeos do pessoal da TV Quase. Eram tão bons que furaram a fila", revela Branco, conhecido na web pela série de tirinhas "Mundinho Animal" e o blog Mau Humor.

Apesar de girar em torno da banda fictícia, "Overdose" não terá trilha sonora original. "Desde o início não quis mostrar nenhuma música da Overdose, o público que imagine que tipo de som eles levam - e boa sorte tentando adivinhar pelos pôsteres na garagem e pelas camisetas, tem de Milli Vanilli a Bad Brains", brinca o diretor.

Como toda banda do século 21 que se preze - menos a Overdose, que se dá mal tentando divulgar seu som pelas redes sociais, no capítulo 4 -, a série tem boa presença na internet, com página no Facebook e uma área no site da MTV onde o público poderá encontrar informações sobre as músicas dos episódios.

Apesar do futuro incerto, Branco diz ter esperanças de que a série sobreviva à mudança de comando na MTV. "Se os novos patrões se interessarem, estamos aí para conversar sobre uma segunda temporada". Se não der, o jeito é botar guitarra e baixo no "case" e tentar a sorte nos palcos da internet. "[Sou] completamente a favor - há mais liberdade e chances reais de retorno financeiro", diz o autor, em referência a novos formatos de séries exclusivas para a rede ou canais alternativos como Netflix.

"Overdose" vai ao ar de segunda a quinta, às 23h15, na MTV Brasil. O episódio de estreia desta segunda, excepcionalmente, será exibido às 23h.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos